22 de março de 2021

Abertura de capital ou PPP trará prejuízo bilionário e destruição do patrimônio da Embasa, aponta Conselheiro.

O próprio governador Rui Costa e o Secretário da SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) Leonardo Góes, vêm afirmando que a Embasa abrirá o seu capital ou fará PPPs, contudo, sem nenhum estudo que embase esta afirmativa, o que poderá incorrer em improbidade administrativa visto que incorrerá em lesão ao patrimônio público.

Leia mais

15/07/2021

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL - BRK JAGUARIBE, CETREL S/A E DAC

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia – SINDAE convoca os interessados, empregados da CETREL S.A. – Empresa de Proteção Ambiental, da DAC – Distribuidora de Águas de Camaçari e da BRK Jaguaribe para as Assembleias Gerais Extraordinárias Virtuais

09/06/2021

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia - SINDAE, convoca os interessados, filiados ao Sindicato, para a Assembleia Geral Extraordinária Virtual a ser realizada no dia 11 de junho de 2021, às 13:30h, em 1.a convocação, e às 14:00h em segunda convocação

22/05/2021

Sindae terá reunião nesta terça-feira (25) com o Secretário de Saúde Fábio Vilas Boas para tratar da vacina contra a COVID-19

Essa é uma grande demanda da categoria que, junto com os profissionais de saúde, não interrompeu suas atividades em nenhum momento desde o início da pandemia e presta um serviço essencial para a saúde da população.

21/05/2021

Sindae cobra na justiça vacinas para a categoria do saneamento

A medida foi necessária porque o Governo Federal, o Governo do Estado da Bahia e as prefeituras municipais, até o momento, não incluíram a categoria como prioridade nos planos federal, estadual e municipais de vacinação, mesmo dependendo dos serviços de saneamento para funcionamento dos próprios órgãos de governo, inclusive dos hospitais que atendem a população atingida pela pandemia.

11/05/2021

Inflação: puxado pelos preços dos alimentos o INPC/IBGE acumulado nos últimos 12 meses atinge 7,59%. IPCA/IBGE fica em 6,76%

O IBGE calcula o INPC desde 1979, e se destina às famílias que ganham de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além das cidades de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília. O IPCA, contudo, abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte

11/05/2021

Ao completar 50 anos, Embasa precisa continuar pública!

Uma vez que a expectativa do setor privado é apenas o lucro, seria improvável que este substitua o papel do estado na alocação de recursos para financiamento de saneamento ambiental, principalmente em regiões pobres do estado. 

07/05/2021

Intenso debate sobre cláusulas sociais marca rodada de negociação do acordo coletivo com a Embasa

Entre as cláusulas debatidas, destaca-se a da Licença Paternidade, para a qual o sindicato propõe a ampliação para trinta dias corridos, visando ampliar a participação e o cuidado dos pais nos primeiros dias de nascimento dos filhos. Trata-se, pois, de um período extremamente delicado e de adaptação da família, quando tanto o bebê quanto a mãe precisam do apoio presencial dos seus parceiros.

04/05/2021

Indicações do Governo da Bahia para a diretoria da Embasa continuam sob forte questionamento

Na última vez em que se reuniu para nomear o Diretor Financeiro, mesmo com as inúmeras advertências do Sindae que se desdobrou em uma ação junto ao Ministério Público - MP, o Comitê não percebeu um visível conflito de interesse envolvendo a nomeação

04/05/2021

Trabalhadores (as) da Embasa aprovam o fechamento do acordo de PPR 2020

Com essa aprovação, o pagamento será realizado em duas parcelas, sendo a primeira, correspondente a 50% do benefício, sendo paga a título de adiantamento no próximo dia 18 de maio.

04/05/2021

Sindicato move ação coletiva para resguardar direitos sobre correção do FGTS

Trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), ajuizada pelo partido Solidariedade, marcada para ser julgada no dia 13 deste mês, que visa a troca do índice de correção do FGTS, da TR para IPCA, a partir de 1999.

Plantão dos(as) Advogados(as)

Advogado(a)TurnoAtendimento
TelefonePessoal
Adv. Eduardo
eduardo@sindae-ba.org.br
Tarde

Terças-Feiras 

-
 
Adv. Daniel
daniel@sindae-ba.org.br
ManhãQuartas-Feiras -
Adv. Gabriela
gabriela@sindae-ba.org.br
TardeQuintas-Feiras -
Contato: (71) 3111-1700

Tome Nota

ATENÇÃO: ENTRAR EM CONTATO COM A TESOURARIA DO SINDAE

Lista 1: ANTONIO MARCELO SOARES PEREIRA - FALECIDO
CLEOMAR DA COSTA
CONSOANE CARVALHO S ALVES DOS SANTOS VIUVA DE JACKSON ANTONIO ALVES
COSME MOREIRA DOS SANTOS
CRISTIANO DA CRUZ SOUZA
EDVALDO SANTOS DA ENCARNAÇÃO
ILMO DA SILVA BARROS
JOSE DOS SANTOS ALONSO - FALECIDO (HERDEIRO MATEUS)

ATENÇÃO: ENTRAR EM CONTATO COM A TESOURARIA DO SINDAE

Lista 2: JOSE OLIMPIO FILHO
MANOEL ELGINO TEIXEIRA RAMOS
MARIO SANTOS DE SANTANA
MIRIAN LIMA COSTA
VALDEMIRO GUILHERME DOS SANTOS
VALMIR VICENTE DE OLIVEIRA
VALTER MARTINS DE OLIVEIRA

Licitação dos R$18 milhões na EMASA indica que a fase das vacas magras passou!

O lançamento recente de edital de licitação para contratação de serviços de terceiros que aumentarão o custeio da empresa em R$18 milhões de reais em um ano, é superior, inclusive, ao necessário, ano a ano, para os investimentos, que, segundo estudos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), trariam resolução para 100% das deficiências do abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Itabuna.

ATENÇÃO: ENTRAR EM CONTATO COM A TESOURARIA DO SINDAE

ANTONIO GONÇALVES, ANTONIO MARCELO SOARES PEREIRA - FALECIDO, COSME MOREIRA DOS SANTOS, DAMIÃO SANTOS SILVA, EDVALDO SANTOS DA ENCARNAÇÃO, FABIO JOSE LOBO DE SANTANA, JOSE LUIZ DO CARMO NONATO, MANOEL, ELGINO TEIXEIRA RAMOS, MARIO DE JESUS SANTOS, MIRIAN LIMA COSTA, NATIVAL RAMOS DE MELO, NEIDE MARIA COSTA REIS, VALDEMIRO GUILHERME DOS SANTOS

FALAR COM KÁTIA!

Nota de pesar

É com muita tristeza que informamos o falecimento de Maria de Lourdes dos Santos, Embasiana aposentada que veio a falecer no dia de hoje (07) acometida de complicações decorrentes da contaminação do COVID-19. Lurdinha como carinhosamente era chamada por colegas, trabalhou por muitos anos na Unidade Regional de Itabuna e deixa imensa saudades. Nossos sentimentos de pesares para os amigos e família.

TV Sindae

Artigos

24/08/2020

Água privada é a mais cara

Para matar a sede sem secar a carteira o caminho deve ser o da reversão das concessões, a única forma de acabar com o abuso, garantindo a gestão pública séria deste bem estratégico.

19/08/2020

O Supremo Tribunal Federal deve sanear a nova lei do saneamento

Infelizmente, o novo marco fica bastante aquém do necessário. E, tendo sido objeto de vetos da Presidência da República, que sancionou a nova legislação em julho, tornou-se ainda mais precário, revelando-se claramente como fator de risco de retrocessos que seriam desastrosos para a sociedade brasileira.

07/07/2018

Abelardo de Oliveira faz analise sobre a MP do Saneamento

A edição da Medida Provisória do Marco Regulatório do Saneamento Básico é a porta aberta para o processo de privatização das empresas públicas de água e esgoto. Confira artigo do ex-presidente da Embasa Abelardo de Oliveira.