Gota D'água

Sindae realiza visitas em Barreiras, Ibotirama, Santana (Porto Novo) e Seabra para promover melhorias nas condições de trabalho na Embasa e na Cerb

16/10/2024

Sindae realiza visitas em Barreiras, Ibotirama, Santana (Porto Novo) e Seabra para promover melhorias nas condições de trabalho na Embasa e na Cerb

Entre os dias 8 e 10 de outubro, o Sindae intensificou suas visitas às localidades da Embasa na região centro-oeste da Bahia, incluindo Barreiras, Ibotirama, Santana (Porto Novo) e Seabra, além dos Núcleos Regionais da Cerb. O objetivo foi ouvir os (as) trabalhadores (as) e identificar melhorias necessárias nas condições de trabalho, bem como esclarecer dúvidas sobre o andamento das negociações e pendências dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) da Cerb e Embasa.

Durante o roteiro, diretores do Sindae se reuniram com gerentes locais e com a gerência regional de Barreiras para encaminhar as demandas levantadas e entender as necessidades dos (das) trabalhadores (as). Esse diálogo é fundamental para estreitar o relacionamento entre a entidade sindical e seus representados, buscando soluções para os problemas enfrentados no dia a dia.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ibotirama, o sindicato acompanhou o cumprimento do Acordo da Embasa com o Ministério Público do Trabalho, chamado "TAC", relacionado à saúde e segurança no trabalho. Observou-se que, embora algumas mudanças estejam em andamento, elas não ocorrem de forma ágil, resultando em prejuízos para a qualidade do trabalho. Questões como adequação de iluminação, pontos de coleta, pavimentação da área interna da ETA, sala do (da) operador (a) e área de vivência foram levantadas e repassadas à gerência regional de Barreiras.

Em Barreiras, a principal dificuldade encontrada foi a falta de operadores (as) na ETA, especialmente de operadores (as) auxiliares durante a noite. A segurança também é uma preocupação, pois a proteção da estação é feita apenas com uma cerca de arame farpado, deixando os (as) trabalhadores (as) vulneráveis a ataques de marginais e expondo a população ao risco de sabotagem do sistema de abastecimento.

Em Porto Novo, em Santana, o sindicato identificou ainda outras situações que requerem melhorias por parte da Embasa.

Além disso, as visitas serviram para intensificar o diálogo com os trabalhadores, esclarecer dúvidas sobre o Acordo Coletivo de Trabalho e questões jurídicas, além de cobrar a aquisição de equipamentos, eletrodomésticos e melhorias na infraestrutura das ETAs e Escritórios Locais.

Em Bom Jesus da Lapa, representantes do Sindae visitaram as instalações da adutora e da Estação de Tratamento de Água da Fé, que na primeira etapa beneficiará todo o município com água tratada e, na segunda fase, incluirá os municípios de Igaporã e Riacho de Santana.

O Sindae se compromete a continuar lutando por melhores condições de trabalho, garantindo que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas e atendidas.

Vamos à luta!