Gota D'água

Sindae e aposentados (as) da Embasa se reúnem para travar luta contra aumento absurdo do Plano de Saúde

04/06/2024

Sindae e aposentados (as) da Embasa se reúnem para travar luta contra aumento absurdo do Plano de Saúde

Nesta manhã (04/06), a Direção do Sindae esteve reunida com os (as) trabalhadores (as) aposentados (as) da Embasa, na sede da entidade, em Salvador, para discutir estratégias de luta contra o aumento absurdo do Plano de Saúde. Desde 2023, o valor integral por vida da Assistência Médica Corporativa da Embasa aumentou mais de 40%, ficando praticamente inviável para a maioria dos (das) aposentados (as).

Dentre os pontos apresentados, os (as) aposentados (as) reivindicaram a criação de uma Secretaria Especial, na estrutura organizacional do sindicato, e a retomada da negociação da cláusula 12ª da pauta de reivindicações da categoria, que pede que a empresa dê tratamento igualitário entre empregados (as) da ativa (as) e os (as) que já se desligaram da Embasa, em relação ao custeio da assistência médica.

Na ocasião,o Sindae se comprometeu em cobrar do presidente da Embasa, Leonardo Góes, uma reunião específica tratar deste tema, inclusive com a participação de representantes dos (das) aposentados (as). A ideia é que a empresa adote providências que garantam a sustentabilidade da Assistência Médica e permita a possibilidade de manutenção dos (das) aposentados (as).

RELEMBRE:   

No começo do ano passado, os (as) trabalhadores (as) aposentados (as) da Embasa foram pegos (as) de surpresa com o aumento exorbitante do Plano de Saúde. De lá para cá, o Sindae tem cobrado da Embasa uma saída que viabilize a permanência desses (dessas) aposentados (as) na assistência médica corporativa. Para se ter uma ideia, foi realizado no final de janeiro de 2023 um ato em frente à sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, em Salvador, exigindo mais respeito da empresa em relação a esses (essas) trabalhadores (as). 

À época do acontecimento, o Sindae chegou a propor oficialmente à empresa a assinatura imediata e urgente de um aditivo ao ACT 2022/2023, para que esse custo com o Plano de Saúde para os (as) aposentados (as) e seus (suas) dependentes fosse subsidiado, com a cobertura de 50% do valor pela empresa. O que foi negado pela Embasa. Em que pese essa negativa, o Sindae vem buscando uma solução para a questão.

No recente Acordo Coletivo de Trabalho, assinado entre a Embasa e o Sindae, na cláusula 24ª, da Assistência Médica/Odontológica, ficou garantida para os (as) aposentados (as) a possibilidade de uma opção de plano mais acessível em enfermaria, ao invés de quarto individual. Além disso, a empresa se comprometeu a fazer estudos sobre a possibilidade de implementação de um plano de autogestão, como já ocorre em outras empresas de saneamento, o que também pode ser uma opção mais interessante para os (as) aposentados (as). 

Representando o Sindae, estavam na reunião o Coordenador Geral, Grigorio Rocha, a Secretária Geral, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Filho, o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane Andrade Santana, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal, o Diretor Regional Sul, Ailton Peixoto, o Diretor Regional Norte, Adriano Silva, o Diretor Regional Leste, Edmilson Santana, a Diretora Regional Centro-Oeste, Alessandra Lima, e o Diretor de Políticas Sociais e Institucionais, Orlando Santos.  

Vamos à luta!