Gota D'água

Operadores de sondas da Cerb denunciam condições precárias de higiene e acomodação nos alojamentos em contêineres da companhia

27/03/2024

Operadores de sondas da Cerb denunciam condições precárias de higiene e acomodação nos alojamentos em contêineres da companhia

Os Operadores de sondas e de equipamentos de bombeio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) voltaram a denunciar as condições precárias de acomodação em contêineres da companhia, nas quais estão submetidos. Ano passado, o Sindae chegou a se reunir com trabalhadores que apresentaram um conjunto de relatos acerca das más condições em relação ao trabalho de campo da empresa, principalmente no que diz respeito à higiene e às inadequações nos dormitórios coletivos da Cerb.

Além de não cumprir as Normas de Saúde e Segurança do Trabalho, que estabelecem para as áreas de vivência condições mínimas de segurança, de conforto e de privacidade, com frequência, os contêineres são instalados no meio do mato e os trabalhadores ficam extremamente vulneráveis à violência por ação de bandidos.

Segundo informações dos Operadores de sondas, o ideal seria o pagamento da diária intermunicipal de viagem e que esses profissionais fossem alojados em hotéis da região trabalhada. Assim, a Cerb daria para os Operadores um tratamento igual ao que é feito para com os (as) demais empregados (as) da companhia. Outra queixa dos Operadores é a falta de treinamento relativo à saúde e segurança do trabalho, ausência da fiscalização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e, quando se busca reclamar direitos, quase sempre, sofrem algum tipo de perseguição. 

Diante da persistência da Cerb em não tomar nenhuma providência, o que compromete a vida e a saúde desses trabalhadores de campo, o Sindae pretende em breve fazer uma vistoria nesses contêineres para ingressar como uma Ação Civil Pública.

Vamos à luta!