Gota D'água

Emasa se compromete a implantar Plano de Cargos, Carreira e Salários e trabalhadores (as) cobram mais avanços nas negociações do Acordo Coletivo 2024

19/04/2024

Emasa se compromete a implantar Plano de Cargos, Carreira e Salários e trabalhadores (as) cobram mais avanços nas negociações do Acordo Coletivo 2024

Em reunião realizada nesta quinta-feira (18/04), na sede da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Itabuna), para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), biênio 2024/2025, o Sindae, por meio dos seus representantes, voltou a cobrar avanços nas negociações do ACT, tendo como premissa a pauta de reivindicações aprovada pela categoria e entregue à empresa no final do mês passado.

Nesta que foi a segunda rodada negocial, a Emasa se comprometeu a implantar o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCSC) até o dia primeiro de maio, uma reivindicação antiga dos (das) empregados (as) da empresa, além da reposição integral da inflação dos últimos 12 meses, retroativa ao mês de maio deste ano.

De acordo com a Emasa, devido ao impacto do PCSC, a reposição da inflação fica garantida, sendo que o ganho real também estará previsto no Plano. Até a próxima reunião ficou acertado que a Diretoria da Emasa vai apresentar o Plano para o sindicato com as devidas correções da tabela salarial. Recentemente, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) fez uma avaliação da proposta de PCSC da Emasa, estabelecendo várias ressalvas que foram entregues à empresa.  

Na primeira reunião, que ocorreu em 11 de abril, a Emasa sinalizou também com a contratação de um (uma) médico (a) para atendimento exclusivo dos (das) funcionários (as), e que também ficaria encarregado (a) de avaliar os atestados médicos que fossem apresentados pelos (pelas) trabalhadores (as). Contudo, embora a proposta colocada, a pauta de reivindicações da categoria pede que seja implantado um plano de assistência médica e que a Emasa possa subsidiar medicamentos de alto custo. A categoria pede ainda um valor fixo a título de ganho real nos salários, mais um aumento no ticket alimentação e implantação de novas cláusulas, a exemplo de auxílios creche, material escolar e gratificação de líder de equipe, dentre outros pontos importantes.  

Representando o Sindae, estavam presentes na reunião o Diretor de Base, Emerson Almeida, e os Representantes de Base, Denis Pugas, Elias Barbosa e Rafael Santos. A próxima rodada de negociação está marcada para o próximo dia 25 de abril.

Vamos à luta!