Gota D'água

Sindae adere à luta dos (das) servidores (as) do estado pela abertura do processo de negociação salarial 2024  

19/04/2024

Sindae adere à luta dos (das) servidores (as) do estado pela abertura do processo de negociação salarial 2024  

Nesta quinta-feira (18/04), o Sindae participou de um ato unificado dos (das) servidores (as) do estado da Bahia pela abertura do processo de negociação salarial 2024. O ato, que aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), visou protestar contra o descaso do governo da Bahia em relação aos (às) servidores (as). De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de janeiro de 2015 a dezembro de 2023, as perdas salariais são de 54,25%. Ainda, os (as) servidores (as), além de exigirem o início das negociações dos reajustes salariais, cobram melhorias no Planserv.

Na ocasião, o Sindae  foi representado pelos (pelas) servidores (as) da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (CERB), que são impactados (as) diretamente, uma vez que a Companhia depende de recursos do Tesouro estadual.

No final da tarde do mesmo dia, de acordo com reportagem do jornal A Tarde, o governo do estado se comprometeu a conceder um reajuste linear de 4% aos servidores públicos estaduais. O pagamento seria dividido em duas parcelas de 2%, a serem pagas entre os meses de maio e setembro.

Segue matéria publicada pela redação do jornal:

O anúncio foi feito após reunião entre a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), o secretário Jonival Lucas, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), e o Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone.

Além do reajuste linear também foi firmado o compromisso de reajustar em 6,97% os salários de mais de 30 mil servidores que recebem abaixo do salário mínimo. Também ficou acordado que um canal de diálogo será aberto para discutir a elaboração de uma proposta de recomposição das perdas salariais, correspondentes aos anos de 2025, 2026, e 2027.

Na oportunidade, a Serin apresentou uma proposta de reajuste no valor do ticket-alimentação, que passará a ser de R$ 13,00 para servidores com carga horária de 30 horas e R$ 20,00 para carga horária de 40 horas.

O diretor de comunicação da Fetrab, Reonei Menezes, destaca que, na reunião, a Serin assegurou que o Governo do Estado firmou uma parceria com o Hospital Evangélico de Salvador para o Planserv realizar atendimento exclusivo dos servidores públicos que são associados à assistência de Saúde.

Vamos à luta!