Gota D'água

Em Salvador, representantes sindicais da Emasa (Itabuna) fazem reunião no CAB para conhecer o Plano de Cargos, Salários e Carreira da Embasa

23/03/2024

Em Salvador, representantes sindicais da Emasa (Itabuna) fazem reunião no CAB para conhecer o Plano de Cargos, Salários e Carreira da Embasa

Na tarde desta quinta-feira (21/03), os representantes sindicais eleitos Denis Santos Pugas, Elias Francisco Barbosa e Rafael De Jesus Santos, além do diretor de base, Emerson Almeida, e os diretores da executiva do Sindae, Aloísio Filho e Luciano Leal, estiveram na sede da Embasa, no CAB, em Salvador, em uma reunião para conhecer o Plano de Cargos, Salários e Carreira da estatal. A apresentação foi articulada pela assessora da diretoria de Gestão Corporativa - DG, Cássia Fortuna.

Os representantes também estiveram no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, que fica na sede do Sindae, nos Barris, conjutamente com o coordenador geral do Sindae, e do DIEESE, Grigorio Rocha. Recentemente, o Departamento fez uma avaliação do PCCS da EMASA, apresentando diversas considerações importantes. Nesta visita, os representantes foram recebidos pela supervisora técnica do Escritório Regional do DIEESE na Bahia, Ana Georgina Dias.

Em outubro do ano passado, os (as) trabalhadores (as) da EMASA (Itabuna) retomaram a luta pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCS. Esta é uma reivindicação antiga e muito aguardada pela categoria, uma vez que se trata de um instrumento fundamental para organização, padronização e progressão na carreira interna dos (das) emasianos (as). Embora a EMASA tenha o PCCS desde 2018, elaborado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE, pago por meio do Processo n° 5812, a empresa vem protelando essa discussão.

Em uma reunião no ano passado, que contou com a presença do presidente da EMASA, Raymundo Filho, a procuradora jurídica, Fabiana Rocha, o diretor de planejamento, José Silva, e o gerente administrativo, Babá Cearense, a empresa se comprometeu, para uma comissão de funcionários (as) e representantes sindicais, em dar andamento às tratativas de implementação do PCCS, mas até o momento nada.