Gota D'água

Trabalhadores (as) terceirizados (as) da Embasa denunciam “calotes”, condições precárias de trabalho e perseguição por empreiteiras

17/02/2024

Trabalhadores (as) terceirizados (as) da Embasa denunciam “calotes”, condições precárias de trabalho e perseguição por empreiteiras

Semana passada, o TomeNota já havia denunciado que uma empreiteira que trabalha para a Embasa nas regiões de Vitória da Conquista e de Itabuna estaria desgastando fortemente a imagem da estatal nestas localidades, principalmente com a falta de atendimento aos prazos de ligação de água e esgoto e de conserto de vazamentos. Para além disso, esta mesma empreiteira demitiu recentemente uma funcionária porque reclamou de falta de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e fardamentos para os seus colegas. Um absurdo! Desta vez as reclamações vêm do Extremo Sul do Estado.

De acordo com a denúncia, que chegou ao conhecimento do Sindae, a empresa Propusão, depois de quase três anos pagando salários e vale alimentação atrasados, não concedendo férias aos (às) seus (suas) empregados (as), ao final do contrato entrou com um pedido de recuperação judicial, afetando diretamente o processo de rescisão com esses (essas) trabalhadores (as). Pela proposta, que teria sido elaborada de modo unilateral pela Propusão, a rescisão seria parcelada em 10 vezes, sendo a primeira parcela a ser paga no último dia 12 de fevereiro, o que não teria acontecido. Por outro lado, a orientação para quem não aceitasse a proposta teria sido de entrar na justiça. Ainda segundo a denúncia, a empreiteira deixou de realizar depósitos do FGTS dos dois últimos meses de contrato.

Enquanto isso, a Embasa parece acompanhar tudo de longe e calada, enquanto trabalhadores (as) se sentem coagidos (as) e com medo de entrar na justiça e não serem recontratados (as) pela nova empresa, que assumirá o contrato na região nos municípios de Ibirapuã, Itabatã, Itanhém, Lagedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Posto da Mata e Teixeira de Freitas.

O Sindae espera que essas situações sejam solucionadas.