08/12/2023
Uma importante notícia nesta semana foi a confirmação de que a Embasa vai implantar o turno de 9 horas a partir de janeiro de 2024. Essa é uma grande conquista da categoria, resultado de muitas conversas com o Diretor do Interior - DI, Gildeone Almeida, Diretoria de Gestão Corporativa - DG, em especial com a Assessora Cássia Fortuna e o gerente da GPE, Paulo Mendonça, e com o Superintendente da Região Sul - IS, Paulo Fernando.
Nos últimos meses, o sindicato vinha reforçando para a necessidade de retirada imediata dos turnos de seis horas, nos casos das ETAs que operavam 18 horas por dia. Essa escala tem sido um verdadeiro tormento para esses (essas) trabalhadores (as), que, em muitos casos, praticamente não têm mais vida social e familiar, tendo que cumprir uma escala absurda de 24 turnos mensais, o que lhes tem gerado demasiado desgaste emocional e familiar. Com a nova escala, que passa a valer após assinatura de termo aditivo ao ACT entre o Sindae e a Embasa, o número de turnos cairá de 24 para 16.
Embora a nova escala atenue um problema imediato, o sindicato vai continuar brigando pela implementação do turno de 12 horas, que exigirá a contratação de mais operadores (as).
Vamos à luta!