Gota D'água

Começam as negociações dos acordos coletivos na CETREL, DAC e BRK Jaguaribe 

13/05/2022

Começam as negociações dos acordos coletivos na CETREL, DAC e BRK Jaguaribe 

Em reuniões virtuais realizadas na manhã desta sexta-feira (13/05), foram abertas oficialmente as negociações dos acordos coletivos 2022/2023 da Cetrel/Dac e da BRK Jaguaribe, três empresas privadas em que os (as) trabalhadores (as) são representados pelo Sindae. Nestes primeiros encontros das respectivas comissões (da empresa e do sindicato) foram definidos os parâmetros e premissas da negociação, bem como as datas das próximas rodadas. 

Os representantes do Sindae reiteraram nas reuniões a necessidade de discutir toda a pauta de reivindicações aprovada nas assembleias da categoria. Também deixaram claro que o sindicato considera como patamar mínimo da negociação os atuais acordos coletivos em vigor nas respectivas empresas, não sendo admitidos retrocessos nas conquistas históricas da categoria.

Os representantes do sindicato reafirmaram ainda a necessidade de reposição integral das perdas inflacionárias do período, considerando que o INPC para a data base de 1° de maio ficou em 12,47% e que a elevação dos preços dos alimentos, dos combustíveis e da energia elétrica tem impactado enormemente o poder de compra dos salários. Além disso, o sindicato defendeu a possibilidade das empresas concederem ganho real nos salários e avanços nos valores dos benefícios, em especial pela boa situação financeira demonstrada nos balanços financeiros recentemente publicados.

Os representantes das empresas, por sua vez, disseram ter boa vontade de negociar, mas sempre alegando dificuldades decorrentes do cenário econômico adverso e do contexto político conturbado no plano federal.

Ao final das reuniões ficaram agendadas as próximas rodadas virtuais de negociação com a Cetrel/Dac para o dia 23/05 e com a BRK Jaguaribe para o dia 24/05, ambas às 10:00h da manhã. Ficou acertado que nestas rodadas serão discutidas as propostas da pauta que alteram as redações do atual acordo coletivo e, nas rodadas seguintes, serão discutidos a reposição salarial e os reajustes dos valores das demais cláusulas econômicas.

Agora a categoria deve permanecer mobilizada, acompanhar as novidades no site e nas redes redes sociais do Sindae e participar das assembleias, que serão convocadas em breve.

Vamos à luta!