Gota D'água

Em nova reunião de negociação com a Embasa, sindicato faz proposta para superação do impasse no ACT

22/09/2021

Em nova reunião de negociação com a Embasa, sindicato faz proposta para superação do impasse no ACT

Nesta terça-feira (21), em mais uma rodada de negociação com a Embasa, após avaliação da proposta para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT entregue pela empresa na tarde da quinta-feira passada, e depois de ouvir diversas opiniões da categoria nos últimos dias, o sindicato fez uma tentativa de avançar e superar o impasse na mesa de negociação, especialmente pela intransigência da empresa em querer eliminar a cláusula do PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada).

O sindicato disse estar disposto a defender junto à categoria a manutenção das cláusulas administrativas e sociais para os próximos 02 anos e a reposição da inflação (7,59%) das cláusulas com impacto econômico, com aplicação retroativa à data base de 1° de maio de 2021. Contudo, em relação ao PAI, a categoria entende que é preciso manter inalteradas as regras para aqueles (as) que se aposentaram antes da reforma da previdência de Bolsonaro, uma vez que eles (elas) não foram alcançados (as) por esta mudança. Nesse sentido, além de não haver justificativa econômica e financeira para a redução do benefício, haveria uma quebra de isonomia em relação aos que aderiram na janela de 2019, prejudicando quem não pôde aderir na época ou quem se programou pra sair na janela de 2022, como está previsto na cláusula.

Na tentativa de superar esse impasse, a entidade apresentou uma proposta de criação de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) específico, que contemple os (as) empregados (as) a partir dos 60 anos de idade, não vinculado à aposentadoria, considerando a última proposta apresentada pela Embasa, que é 50% sobre o salário base por cada ano trabalhado, com o aviso prévio e a multa de 30% sobre o saldo histórico do FGTS. Como forma de compensação pelo fim da cláusula do PAI e da diminuição do valor, o sindicato reivindicou a incorporação de R$ 500 no salário base de todos (as) os (as) empregados (as).

Além do ACT, o sindicato voltou a cobrar a permanência dos serviços odontológicos no parque da Bolandeira, que é uma experiência muito exitosa de cuidado com a saúde do trabalhador e que, recentemente, teve um grande aporte de investimento em equipamentos e melhorias.

O Sindae também cobrou o reajuste das diárias de viagens pelo INPC e que a empresa garanta o transporte de forma isonômica para os empregados (as) que trabalham na região metropolitana de Salvador. Atualmente a empresa tem praticado uma discriminação injustificada entre os trabalhadores de concursos diferentes, o que é uma aberração, pois as vans da empresa transportam uma parte dos empregados nessa condição, deixando outros a ver navios, muitas vezes que moram até no mesmo bairro.