Gota D'água

Rodada de negociação com a Embasa tem intenso debate sobre as cláusulas administrativas do acordo coletivo

08/06/2021

Rodada de negociação com a Embasa tem intenso debate sobre as cláusulas administrativas do acordo coletivo

Em mais uma rodada virtual de negociação do Acordo Coletivo 2021/2023, realizada nesta terça-feira (08/06), representantes do Sindae e da Embasa debateram as propostas para as cláusulas administrativas. A empresa propôs a manutenção da redação de todas as cláusulas, exceto da que trata do Prêmio Aposentadoria, para a qual ela propõe a retirada do acordo. O sindicato deixou claro que não aceitará a retirada desta cláusula histórica, mas que pretende discutir uma nova redação a partir da proposta que consta na pauta de reivindicações aprovada pela categoria. 

O sindicato insistiu ainda na alteração da cláusula da Jornada de Trabalho, sendo que a proposta da categoria é a redução da jornada para 30 horas semanais, o reconhecimento do atestado de acompanhamento médico para abono do ponto, a revisão da jornada do pessoal de Tecnologia da Informação e a regularização definitiva do trabalho remoto, entre outros temas. Da mesma forma, o sindicato manteve a reivindicação da inclusão, na cláusula do Turno de Revezamento, da jornada de revezamento de 12 horas. 

O sindicato também insistiu na discussão de várias cláusulas novas previstas na pauta de reivindicações, como Horas In Intinere, Transferência de Empregados, Seleção Interna, Intervalo Intrajornada, Refeitório e Espaço de Integração, Feriados Municipais, Indicação de Prepostos, Gratificação de Líder de Processo, Licença Casamento, Reembolso Conselho de Classe e Prevalência do Acordo Coletivo. 

Ao final da reunião foram fechadas, conforme a redação do acordo em vigor, as cláusulas 48ª - Pagamento-Calendário, 49ª - Empréstimo com Consignação em Folha, 50ª - Medida Disciplinar, 51ª - Fornecimento de Uniformes, 52ª - Estabilidade do Aposentável, 53ª - Pagamento ao Dependente por Morte do (a) Empregado (a), 54ª - Estabilidade Especial, 55ª - Garantias Sindicais, 56ª - Contribuição Assistencial, 57ª - Liberação de Diretores Sindicais, 58ª - Calendário de Reuniões, 59ª - Processo de Trabalho, 60ª - Aperfeiçoamento Profissional, 61ª - Prestadores de Serviço/Concurso Público, 62ª - Dia do Embasiano, 63ª - Promoção por Antiguidade e Mérito, 64ª - Perfil Profissiográfico Previdenciário, 66ª - Reembolso de Despesas Judiciais, 67ª - Relação de Contribuições Mensais, 68ª - Rescisões Contratuais e Homologações, 69ª - Multa e 70ª - Vigência. 

Ficou marcada para a próxima terça-feira (15/06), às 14:30h, uma nova rodada virtual de negociação, especificamente para discutir as cláusulas novas (que ainda não fazem parte do acordo) da pauta de reivindicações, uma vez que a empresa pediu um prazo para analisar as propostas. Na rodada seguinte, em data ainda a ser definida, devem ser discutidas as cláusulas de natureza econômica. Vamos à luta!