Gota D'água

Campanha Salarial 2020: aberta negociação com a Cetrel e DAC

29/07/2020

A retomada da nossa Campanha Salarial 2020 aconteceu com a primeira negociação com a Cetrel e DAC, realizada na última segunda (27), quando foram fixadas as regras (“modus vivendi”) para os debates. Nessa primeira reunião por videoconferência, o Sindicato manifestou preocupação com a retomada das atividades normais nas empresas por conta do coronavírus, solicitando que isso só aconteça após cumpridas todas as regras de proteção aos (às) trabalhadores (as).

O Sindicato destacou que o novo acordo, cujo objetivo é que tenha validade até 2022, não represente retrocessos nas garantias e direitos já conquistados pela categoria, e que vai lutar por reposição da inflação e aumento salarial. Ao mesmo tempo, cobrou que o retorno do pessoal em regime de teletrabalho possa ser discutido ao longo das negociações do acordo coletivo, mesmo não estando presente na pauta de reivindicações aprovada pela categoria. É que a pauta foi elaborada antes da crise do coronavírus.

Ficou definido que a próxima reunião discutirá cláusulas em que há convergência integral das partes e as que tenham alguma similaridade com o acordo coletivo atual. Posteriormente serão abordadas as cláusulas novas e, por fim, as de natureza econômica. Uma nova negociação acontecerá nesta quinta (30), sendo que já estão marcadas outras três, dias 7, 18 e 26 de agosto.