Gota D'água

Coronavírus avança em Itabuna e aciona alerta para a empresa municipal de águas

03/07/2020

Coronavírus avança em Itabuna e aciona alerta para a empresa municipal de águas

Diante do relato de um crescente número de infectados no município, é preciso redobrar a vigilância na empresa, sob o risco de colocar em colapso o sistema de abastecimento de água e esgotamento de Itabuna. 

Nesse sentido, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) encaminhou pedido de adoção urgente de providências à Emasa para conter eventual propagação interna da doença. Como se sabe, Itabuna é um dos principais focos do Covid-19 na Bahia, com mais de 2.500 casos confirmados e 58 mortes, no registro da Secretaria Estadual de Saúde do último dia 2.

Denúncias recebidas pelo Sindicato indicam que a doença tem ocorrido sobre empregados próprios da Emasa, a empresa municipal de águas e saneamento, e de suas terceirizadas. Os relatos indicam infectados em diferentes setores, seja no administrativo ou serviço de rua. A garantia de água é fundamental para a higiene das pessoas e objetos, evitando o contágio e propagação do coronavírus.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato está cobrando que a empresa afaste trabalhadores que sejam acometidos ou sob suspeita da doença, faça ampla testagem em todo o quadro funcional e atualize os protocolos de combate à pandemia. Requer ainda que sejam adotadas uma série de medidas, como aferição de temperatura de empregados próprios e terceirizados que estejam trabalhando em regime presencial e semipresencial, em todos os locais da empresa, com afastamento imediato de quem apresentar sintomas ou suspeitas da doença.

Também é solicitado que a empresa mantenha em trabalho remoto as pessoas do grupo de risco (com doenças crônicas ou maiores de 60 anos), reforce a distribuição de equipamentos de proteção individual e instale túneis de desinfecção, além de adotar medidas de saúde mais rígidas no transporte de trabalhadores, bem como providencie a descontaminação dos veículos que adentrarem nas áreas internas, e promova o ressarcimento dos custos de empregados que usem transporte próprio no deslocamento de casa para o serviço como forma de evitar a doença.  

Medidas idênticas a essas foram solicitadas pelo Sindicato à Embasa e à Cerb, outras empresas de saneamento no estado. Há dias Itabuna figura como um dos principais focos da pandemia, tendo a quinta maior taxa de incidência do coronavírus na Bahia.

Observação: a Emasa já vem adotando medidas protetivas e protocolos de combate ao covid19, esta nota vem no sentido de reforçar as já adotadas e implantação de outras que, neste estágio, fazem-se necessárias.