Gota D'água

Nesta segunda-feira (29/04), Sindae completa 38 anos de muitas lutas e conquistas

29/04/2024

Nesta segunda-feira (29/04), Sindae completa 38 anos de muitas lutas e conquistas

No dia 29 de abril de 1986, exatamente há 38 anos, nascia oficialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia - Sindae, por meio do recebimento da sua Carta Sindical em Brasília, fruto do sonho da categoria de se criar uma entidade combativa, forte e independente, em um momento de ebulição política por democracia e liberdade.

Passados quase quatro décadas desde a sua fundação, o Sindae tem se consolidado como um dos sindicatos mais respeitados do Brasil, tendo como marca a sua organização e combatividade. Desde a associação, passando pela transformação do Sindae em sindicato, até os dias atuais, todos esses períodos foram marcados por grandes embates em defesa do saneamento público e universal, por melhores condições de trabalho, salariais e pelo direito à cidadania.

Além de contar com uma das melhores sedes de sindicato do Brasil, a entidade, ao longo desse tempo, tem investido muito na formação e preparação de novas lideranças, essencial para dar continuidade à luta da categoria do saneamento ambiental e da classe trabalhadora como um todo. Isso tem permitido renovar a diretoria do Sindae sem perder de vista os princípios e os valores que nortearam a fundação da entidade.

Nesse momento de comemoração, a Diretoria do Sindae agradece e rende homenagens a todos (todas) os (as) trabalhadores (as) que direta ou indiretamente ajudaram na construção e consolidação desta entidade, que é orgulho para o sindicalismo da Bahia e do Brasil. Em nome deles (delas) passamos a citar os (as) nossos pioneiros (in memoriam): Adilson Gallo, Antônio Alexandre, Aurino Reis, Carlos de Candeias, Conceição Novaes, Crispim da Hora, Gregorão, Hélio dos Anjos, Hélio Bispo, Jorge Vilemar e Paulo Jackson. Além de outros desses abnegados vanguardistas que ainda seguem firmes apoiando a nossa entidade, como: Abelardo de Oliveira, Adilson Bonfim, Antônio Emilson, Chico Plenária, Dilemar Matos, Dilson Araújo, Eduardo Araújo, Elísio Teixeira, Luís Primo, Gilmar Santiago, José Gomes e Pedro Romildo.