Gota D'água

Sindicato faz ato no Dia Nacional contra a Privatização

15/10/2019

Sindicato faz ato no Dia Nacional contra a Privatização
Foto: Edmilson Barbosa

Trabalhadores (as) de água, esgoto e meio ambiente da Bahia participaram de uma manifestação na manhã desta terça (15), no CAB, dentro do Dia Nacional de Luta contra a Privatização do Saneamento. O protesto foi liderado pelo Sindae e teve como alvo o Projeto de Lei 3261, que altera o marco regulatório do saneamento para permitir a privatização das empresas públicas do setor.

O projeto teve sua tramitação acelerada na Câmara dos Deputados e tem previsão de ser votado até o final deste mês. Caso aprovado, ameaça a existência das empresas públicas, uma vez que estariam impossibilitadas de firmarem novos contratos de programa com os municípios. Esses contratos são essenciais para a atuação das empresas. O PL 3261 obriga o município a licitar, o que daria enorme vantagem para as empresas privadas.

Representantes do Sindae também estão em Brasília nesta terça (15) participando de um seminário nacional sobre o PL 3261, na Câmara dos Deputados. O evento foi requerido pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT-Ba), tendo como finalidade mostrar o quanto a privatização será nociva ao país, desestruturando o setor de saneamento e prejudicando as populações mais pobres, as mais necessitadas de água e esgoto, transformando os serviços numa fonte de lucro para empresários nacionais e estrangeiros.

Trabalhadorxs da Embasa - CAB