Gota D'água

TOMENota: Economia cruel

10/06/2019

Uma idosa de 80 anos, no município de Medeiros Neto, foi levada de ambulância até uma agência bancária para provar estar viva e assim receber sua aposentadoria. É esse grau de dificuldade para as pessoas terem acesso aos benefícios da Previdência Social que o Governo Bolsonaro quer impor com sua famigerada reforma. Muitos não conseguirão vencer os obstáculos, ajudando o governo a "economizar".

Comida mais cara
De acordo com o Dieese, o custo da cesta básica em Salvador foi de R$ 392,97 no mês de maio e, mesmo sendo uma das mais baratas do país, ela acumula uma alta de 14,3% somente este ano. Nos últimos 12 meses, sofreu aumento de 19,97%. O custo da alimentação naquele mês representou 42,8% da remuneração de quem ganhava um salário mínimo.

Águas de alegria
Há tempos moradores e pescadores do entorno do Rio São Francisco não suspiram tanta alegria em junho, mês do meio ambiente. A barragem de Sobradinho opera na cota de 47,72% do volume útil, garantindo navegação, irrigação, abastecimento das populações e peixes como em velhos tempos. Desde 2012 não se via tanta água na calha do rio. Tudo alí é alegria.

Desespero
Funcionários (as) terceirizados (as) da Embasa, lotados nos postos do SAC e SAC Móvel, foram demitidos em massa ao final do contrato da “gata”. Ganhadora do novo contrato, a Exemplar inicia sua jornada em julho e estaria sendo orientada, sob “ordens de cima”, para recontratar o pessoal com salários até 50% menores do que o praticado até então. Desesperados, os (as) trabalhadores (as) querem uma explicação da Embasa sobre isso.
Aterro longe
Entidades ambientalistas cobram do estado providências contra a instalação de um aterro sanitário na Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes Ipitanga, em Simões Filho. Dizem que a empresa Naturelle teve o pedido de licença negado pelo Inema em abril último, mas que estaria conseguindo contornar a questão através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano daquele município. O aterro pode contaminar o Aquífero São Sebastião e o Rio Joanes. Além disso, 12 hectares de mata atlântica seriam desmatados.

Feriadão
Passou na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado, projeto que antecipa para segunda-feira grande número de feriados que "caem" no meio da semana. A proposta será agora submetida ao plenário. Fica de fora os feriados de feriados de 1º de janeiro (Confraternização Universal), carnaval, Sexta-Feira Santa, 1º de Maio (Dia do Trabalho), Corpus Christi, 7 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal). Feriados estaduais e municipais também estariam de fora da lei.

Indenização
O rompimento de uma adutora de água no Retiro, em 2015, até hoje rende punição e reparação para a CCR Metrô, que provocou o acidente deixando quase um milhão de pessoas sem água por quase uma semana. Recentemente a empresa teve de indenizar em R$ 10 mil outro morador prejudicado e que recorreu à Justiça. No caso, a Embasa alegou (e a justiça acatou) que houve culpa exclusiva da CCR Metrô ao escavar o chão para executar uma obra.