Gota D'água

TOMENota: Economia patina

15/04/2019

Tido como eficiente balizador da situação econômica, o setor de serviços apresentou recuo de 0,4% em fevereiro, frente a janeiro, conforme divulgou na sexta (12) o IBGE. É a segunda recuada seguida este ano, que eliminou os efeitos da alta de 0,8% registrada em dezembro do ano passado. É mais um dado a destacar que a economia patina negativamente nesse início do governo Bolsonaro.

Inflação maior
Mais do que a queda no setor de serviços, registrada em fevereiro, a inflação de março, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,75%, sendo a maior taxa para esse mês desde 2015, quando chegou a 1,32%. Houve alta de preços em todos os grupos pesquisados. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,58%, bem acima da estimativa do mercado para a taxa em 2019, de acordo com o último relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, de 3,90%.

Energia limpa
A geração de energia eólica no Brasil já ultrapassou a capacidade instalada da hidrelétrica de Itaipu e hoje é a segunda colocada no ranking da matriz energética do país. No ano passado, os mais de 7 mil aerogeradores, espalhados por 601 parques eólicos, produziram 15 GW de energia, contra 14 GW de Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo. Região estratégica pela quantidade de ventos, o Nordeste concentra 86% de toda a energia eólica produzida no país e a Bahia é um dos destaques nessa produção de energia limpa.

Sem remédio
Criado em 2004 para distribuir remédios básicos de forma gratuita e outros com até 90% de desconto, o programa Farmácia Popular está caindo pelas tabelas. Nos últimos dois anos sofreu corte de 27% em suas verbas e deixou de atender 7 milhões de pessoas de 2015 para cá. Dezenas de farmácias públicas foram fechadas nos últimos meses, assim como houve redução nos convênios com farmácias privadas.

Audiência Pública
Nesta segunda-feira (15) será realizada uma audiência pública, a partir das 09:30h, no auditório Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia, com o tema “A reforma da previdência e os impactos na vida do povo”, com a presença de Miguel Rosseto, ex-ministro do Trabalho e Previdência. A audiência está sendo promovida pela comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, em parceria com a comissão especial de Promoção da Igualdade, ambas da ALBA.