Gota D'água

Sindae se reúne com setor jurídico da Embasa e cobra agilidade na avaliação do auxílio mobilidade e regularização do transporte intermunicipal

06/08/2024

Sindae se reúne com setor jurídico da Embasa e cobra agilidade na avaliação do auxílio mobilidade e regularização do transporte intermunicipal

Nesta segunda-feira (05/08), o Sindae esteve no setor jurídico da Embasa para cobrar maior agilidade na avaliação do auxílio mobilidade e regularização do transporte intermunicipal.

A pedido do sindicato, a Embasa havia apresentado uma proposta de auxílio transporte, referente às localidades de difícil acesso, mas que deveria passar por uma avaliação jurídica.

Pela proposta apresentada, teriam direito ao auxílio os (as) trabalhadores (as) que laboram em locais de difícil acesso nas seguintes situações: I - inexista transporte público regular, II - não haja viabilidade de fornecimento de transporte operado diretamente pela Embasa, III - não tenha disponibilidade de fornecimento de vale transporte, IV - ausência de atendimento em horário compatível com a jornada de trabalho.

O valor a ser pago a título de “Auxílio Transporte” seria definido em ACT e antecipado ao (à) trabalhador (a) em folha de pagamento, tendo como critério o custo médio de deslocamento (ida e volta) multiplicado pelos dias trabalhados. Esse valor variaria entre R$150,00 a R$460,00. Contudo, a empresa ressaltou que essa proposta se aplicaria apenas para o deslocamento da sede do município de lotação até o local de difícil acesso, casos "muito especiais" seriam avaliados pela área técnica da Embasa para deliberação da Diretoria Executiva da empresa.    

O sindicato também tem cobrado o fim da discriminação em relação ao fornecimento de transporte intermunicipal entre antigos (as) e novos (as) empregados (as), concursados (as) a partir do ano de 2015. Para tanto, é aguardada também uma proposta pela Embasa que inclua o transporte intermunicipal para estes casos. 

Vamos à luta!