Gota D'água

Após muitas negociações, trabalhadores (as) da EMASA (Itabuna) aprovam fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025

30/06/2024

Após muitas negociações, trabalhadores (as) da EMASA (Itabuna) aprovam fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025

Nesta quinta-feira (27/06), o Sindae realizou uma assembleia geral extraordinária na ETA Principal, no Bairro São Lourenço, que aprovou por ampla maioria a proposta de fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho da EMASA – ACT 2024/2025. Após muitas negociações, a empresa finalmente apresentou uma proposta econômica que contemplasse parte da defasagem salarial dos (das) trabalhadores (as). 

Desde o início deste ano, a Direção da EMASA vinha protelando em apresentar uma proposta para a pauta de reivindicações da categoria, aprovada em março. A alegação era que o atendimento da pauta ficaria por conta, incluindo o ganho real, da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários - PCCS, o que não ocorreu.

Isso porque o PCCS elaborado pela ASSEMAE (Associação das Empresas Municipais de Saneamento) foi totalmente desestruturado e a EMASA queria empurrar “goela abaixo” um Plano sem nenhuma garantia de que traria algum benefício para os (as) trabalhadores (as).  

Na última quarta-feira (26/06), após muita insistência do Sindae, a EMASA finalmente apresentou uma proposta que recompõe parte da defasagem salarial dos (das) trabalhadores (as), ficando o reajuste salarial e demais cláusulas econômicas em 6,97%, com pagamento retroativo a maio.  

No próximo ano, como não há mais tempo hábil, a categoria vai retomar com mais energia a luta pela implantação do PCCS e por melhor ganho real nos salários.

Vamos à luta!