Gota D'água

PPR, Revisão do PCSC, Transporte e muito mais: veja os assuntos discutidos nesta quinta-feira (07/11) entre o Sindae e a Diretoria de Gestão Corporativa da Embasa

07/11/2024

PPR, Revisão do PCSC, Transporte e muito mais: veja os assuntos discutidos nesta quinta-feira (07/11) entre o Sindae e a Diretoria de Gestão Corporativa da Embasa

Nesta quinta-feira (07/11), o Sindae se reuniu com a Diretoria de Gestão Corporativa da Embasa, na sede da empresa no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para tratar de temas pendentes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Participaram do encontro o diretor Jazon Júnior e assessores. Entre os assuntos abordados estavam o Programa de Participação nos Resultados (PPR), Plano de Assistência Médica e Odontológica, Revisão do Plano de Cargos, Salários e Carreiras (PCSC), Transporte e o Trabalho Híbrido.

Programa de Participação nos Resultados (PPR)

A Embasa informou que realizará uma reunião em novembro com a direção do Sindae para apresentar os resultados preliminares dos indicadores de metas do Programa. O sindicato reforçou duas exigências: um avanço na parcela linear do PPR e que quaisquer alterações nos indicadores das metas sejam discutidas apenas a partir do próximo ano.

Plano de Saúde e Odontológico

O sindicato reiterou a necessidade de melhorias nos serviços médicos e odontológicos e solicitou uma reunião com a Unimed para discutir alternativas que permitam a permanência dos (das) aposentados (as) no Plano de Saúde, especialmente diante dos aumentos abusivos das mensalidades. A Embasa afirmou estar cobrando melhorias da operadora e, sobre o Plano Odontológico, informou que abrirá nova licitação para um serviço com maior cobertura e qualidade. Sobre a reunião com a Unimed, a Embasa vai responder ao sindicato na próxima semana. Em relação ao estudo de viabilidade para redução de custos para os (as) aposentados (as) no Plano de Saúde, a Embasa afirmou que o mesmo encontra-se em fase de conclusão e que em breve esse parecer será apresentado para o presidente Leonardo Góes para deliberação.

Trabalho Híbrido

Quanto à implantação do trabalho híbrido, a Embasa explicou que está em fase de elaboração de um manual que incluirá diretrizes sobre plano de trabalho, saúde, segurança e treinamentos. A previsão é que a modalidade seja testada no próximo ano.

Revisão do Plano de Cargos, Salários e Carreiras (PCSC)

O Sindae solicitou o retorno dos debates sobre o PCSC, destacando a necessidade de reversão de funções estratégicas que foram colocadas em extinção, corrigir distorções e valorização de funções importantes, a exemplo dos Agentes Operacionais. A Embasa informou que problemas técnicos atrasaram a contratação da consultoria responsável pelos estudos de adequações do PCSC, o que pode postergar a conclusão do processo para o ano que vem. 

Auxílio Transporte

Em relação ao auxílio transporte para os (as) trabalhadores (as) sem acesso a transporte público regular, a proposta foi modificada pela Diretoria Executiva e retornará para análise do setor jurídico, com previsão de retorno à DIREX em 22 de novembro. Além do auxílio transporte, a proposta inclui o fornecimento de transporte intermunicipal.

O Sindae reafirma o seu compromisso de acompanhar e pressionar a empresa pela agilidade no cumprimento das demandas, em defesa dos interesses dos (das) trabalhadores (as).