Gota D'água

MOÇÃO DE APOIO PARA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA SERRA DA CHAPADINHA

06/09/2024

MOÇÃO DE APOIO PARA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA SERRA DA CHAPADINHA

A Bacia do Rio Paraguaçu é vital para o abastecimento de água de dezenas de municípios inseridos em região de clima semiárido, bem como de Salvador e região metropolitana, e é responsável pelo abastecimento de milhões de pessoas. As áreas com maior cobertura florestal e altitude na ecorregião da Chapada Diamantina são responsáveis pela maior contribuição de água desta bacia.

Diante dos desafios dos impactos das mudanças climáticas e pelos conflitos pelo uso da água, a proteção e conservação das regiões de recarga hídrica significativas são essenciais para a continuidade do abastecimento de água, da manutenção da economia e da vida de milhões de pessoas.

A Serra da Chapadinha está localizada a sudoeste da Chapada Diamantina, abrangendo os municípios de Itaetê, Ibicoara e Mucugê, e é uma das mais importantes zonas de recarga hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, através da sub bacia hidrográfica do Rio Una, atualmente um de seus principais afluentes.

A elevada altimetria, topografia e vegetação predominante de remanescentes de Mata Atlântica com formações de brejos de altitude, a região apresenta condições de alta pluviometria que, pelas suas formações geológicas específicas, abastecem as águas superficiais da sub bacia do Rio Una, bem como as águas subterrâneas, o que cria perenidade nos períodos de estiagem em seus pontos de descarga.

Com condições naturais únicas e ecossistemas equilibrados, a Serra da Chapadinha é um ponto de tensão ecológica de alta relevância, abriga uma rica biodiversidade de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, peças-chave para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, dos quais somos tão dependentes.

Contudo, este santuário natural se encontra desprotegido e vulnerável a interesses exploratórios diversos, tais como: invasões de terras, grilagens, especulação imobiliária, criação de loteamentos clandestinos, supressão vegetal irregular, abertura de novas estradas, aterramento dos brejos de altitude, extrativismo irregular de candeia em corte raso, mineração, entre outros.

Considerando a importância da proteção dos ambientes naturais especiais diante dos impactos das mudanças climáticas, e da relevância desse território, formalizamos nossa moção de apoio para a criação da unidade de conservação de proteção integral da Serra da Chapadinha, com foco na garantia da conservação e proteção ambiental da Serra da Chapadinha e seu entorno, e a interrupção permanente de atividades degradadoras.

Essa é uma resposta necessária e eficaz para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, mitigação dos impactos climáticos, poluição e degradação ambiental, gerando garantia da disponibilidade de água de qualidade para as gerações presentes e futuras.