Gota D'água

Em Jequié, único hospital com atendimento de emergência 24 horas é descredenciado pela CNU, sindicato cobra ações enérgicas da Embasa

25/09/2024

Em Jequié, único hospital com atendimento de emergência 24 horas é descredenciado pela CNU, sindicato cobra ações enérgicas da Embasa

Não bastasse os vários problemas de falta de atendimentos e descredenciamentos de hospitais causados pela Central Nacional Unimed (CNU) recentemente, tanto no interior do Estado quanto na capital, a CNU resolveu criar um problema adicional para os (as) trabalhadores da Embasa, desta vez na Unidade Regional de Jequié.

É importante lembrar que, desde o início de sua operação em dezembro de 2022, e com o fim do contrato com a prestadora de assistência médica anterior, Promédica, a categoria que atua na microrregião de Ipiaú tem enfrentado dificuldades com o descredenciamento do Hospital São Roque, obrigando-os a recorrer a Jequié em caso de necessidade. No entanto, agora, parece que nem essa opção estará disponível.

O motivo da preocupação é que a Unimed Nacional anunciou a troca do atendimento do Hospital Santa Helena em Jequié, o único hospital 24 horas com emergência credenciado na região, pela Unimed Sudoeste. No entanto, o hospital emitiu uma nota comunicando à população sobre o descredenciamento da Unimed Sudoeste, gerando mais incertezas para os (as) trabalhadores (ass) da Embasa em relação ao acesso a serviços de saúde adequados.

A justificativa apresentada pela Unimed foi a existência da clínica Perpétuo Socorro, mas o sindicato contestou junto à GPEV, enfatizando que esse estabelecimento não opera 24 horas e não possui a mesma estrutura do Hospital Santa Helena, incluindo a falta de UTI. Essa discrepância levanta sérias preocupações sobre a adequação do atendimento oferecido aos (às) trabalhadores (as) na região.

Após o protesto do Sindae e do setor pessoal da Unidade de Jequié, a Embasa informou que já notificou a Unimed sobre a inconformidade com o contrato e que aguarda o cumprimento contratual, assegurando que o Hospital Santa Helena permaneça credenciado.