Gota D'água

Embasa apresenta proposta de auxílio transporte na segunda rodada de negociação do ACT 2024/2025

22/05/2024

Embasa apresenta proposta de auxílio transporte na segunda rodada de negociação do ACT 2024/2025

Na manhã desta quarta-feira (22/05), conforme estabelecido em calendário, o Sindae participou, na sede da Embasa, em Salvador, de mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024/2025. Este segundo encontro foi realizado na sala de reuniões da Diretoria de Gestão Corporativa (DG) e contou com a participação do Diretor, Jazon Júnior.

A pedido do sindicato, a Embasa apresentou uma proposta de auxílio transporte, referente às localidades de difícil acesso. Além disso, o Sindae cobrou também que se acabe de uma vez por todas com a discriminação em relação ao fornecimento de transporte intermunicipal entre antigos (as) e novos (as) empregados (as), concursados (as) a partir do ano de 2015.

Pela proposta apresentada, terão direito ao auxílio os (as) trabalhadores (as) que laboram em locais de difícil acesso nas seguintes situações: I - inexista transporte público regular, II - não haja viabilidade de fornecimento de transporte operado diretamente pela Embasa, III - não tenha disponibilidade de fornecimento de vale transporte, IV - ausência de atendimento em horário compatível com a jornada de trabalho. O valor a ser pago a título de “Auxílio Transporte” seria definido em ACT e antecipado ao (à) trabalhador (a) em folha de pagamento, tendo como critério o custo médio de deslocamento (ida e volta) multiplicado pelos dias trabalhados. Esse valor variaria entre R$150,00 a R$460,00. Contudo, a empresa observou que esta proposta se aplicaria apenas para o deslocamento da sede do município de lotação até o local de difícil acesso, casos "muito especiais" seriam avaliados pela área técnica da Embasa para deliberação da Diretoria Executiva.    

Na reunião, o Coordenador Geral do Sindae, Grigorio Rocha, disse que a Embasa, ao não contemplar o transporte intermunicipal para os (as) novos (as) empregados (as), concursados (as) a partir do ano de 2015, claramente afronta o ACT da categoria, ferindo o princípio da isonomia. Rocha ressaltou ainda que a empresa precisa, na verdade, garantir transporte para todos (as). Após a relutância do sindicato, e para tentar superar o impasse, a Embasa ficou de apresentar uma nova proposta, agora incluindo o intermunicipal, mas que estabelecesse uma delimitação de distância máxima entre o município de residência e de lotação, bem como os novos valores a serem pagos de Auxílio Transporte. Ficou acordado também a aprovação das clásulas da pauta de reivindicações que tenham a mesma redação do ACT em vigor.

Participaram da reunião, além do Diretor da DG, Jazon Júnior, o Assessor da Diretoria da Presidência - DP, Fábio Rodamilans, o Gerente da GPE, Josué Jesus, o Gerente da GLG, Celson Maciel, e a Assessora da DG, Cássia Fortuna.

Do lado do Sindae, participaram da reunião, além do Coordenador Geral, Grigorio Rocha, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Aurélio Rocha Filho, o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Santana, e o Diretor Regional Metropolitano, Fernando Biron e o Diretor Regional Sudoeste, Luciano Leal.

A próxima reunião está marcada para o dia 5 de junho, onde se espera avançar na negociação das demais cláusulas econômicas.

Vamos à luta!