Gota D'água

Sindae participa de Audiência Pública proposta pelo MPF e defende proteção da Serra da Chapadinha

19/06/2024

Sindae participa de Audiência Pública proposta pelo MPF e defende proteção da Serra da Chapadinha

Por Juliano Falcão Ribeiro

No último dia 15 de junho, o Sindae participou da 1ª Audiência Pública para criação da Unidade de Conservação da Serra da Chapadinha, realizada no município de Ibicoara pelo Ministério Público Federal e Estadual. Participaram da audiência representantes do Inema, SEMA, ICMBio, IPHAN, prefeituras, membros de organizações da sociedade civil e moradores da região.

Localizada ao sul da Chapada Diamantina, a Serra da Chapadinha é um santuário natural. Com uma rica diversidade de plantas e animais, espécies que existem apenas lá e outras tantas ameaçadas que encontram um refúgio na serra. Entre paredões rochosos imponentes e esculpidos pelo tempo e pelo vento, com rios de água límpida e cor de chá, resiste uma paisagem que parece às vezes intocada pelo ser humano. Esse cenário, entretanto, está sob ameaça. Desprotegida, a Serra da Chapadinha está vulnerável a interesses exploratórios como a mineração, que já tem mais de 14 mil hectares prospectados na região, além do desmatamento e da grilagem.

“Foi unânime a necessidade de proteção desse território, e consenso pleno a criação da Unidade de Conservação da Chapadinha, sendo relatado a necessidade de estudos e escutas dedicadas para a escolha adequada da melhor modalidade”, declarou em nota o Movimento Salve a Serra da Chapadinha.

“O Sindae reafirma que a criação da Unidade de Conservação da Serra da Chapadinha, inserida na área de recarga da bacia hidrográfica do Paraguaçu, é uma resposta necessária e eficaz para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, poluição e degradação ambiental. Resguardar os recursos hídricos é vital para garantir água potável segura. Ao proteger os recursos hídricos, mitigar os impactos climáticos, controlar a poluição, conservar a biodiversidade e apoiar atividades econômicas sustentáveis, esperamos que essa unidade promova a sustentabilidade e a resiliência da bacia do Paraguaçu, apoiando a garantia da disponibilidade de água de qualidade para as gerações presentes e futuras”, pontuou Julliano Ribeiro, representante do Sindae na Audiência, membro do CBH do Paraguaçu e CONERH.

“A nossa preocupação com a conservação da Serra da Chapadinha é a preocupação que temos por um bioma tão importante por vários motivos, como a biodiversidade, por sermos a caixa d'água do estado da Bahia. Então nós precisamos preservar essa área e vamos trabalhar dentro da pesquisa, do levantamento de dados, da escuta, porque não existe construção da unidade de conservação, se a escuta da sociedade, isso não existe, avaliou Rinaldo Rossi, secretário de meio ambiente de Ibicoara.