Gota D'água

Aposentados(as) cobram resposta urgente da Embasa sobre demandas para redução do custo do plano de saúde

24/10/2024

Aposentados(as) cobram resposta urgente da Embasa sobre demandas para redução do custo do plano de saúde

Na manhã desta quinta-feira (24/10), o Sindae se reuniu com trabalhadores(as) aposentados(as) da Embasa para discutir estratégias que viabilizem a permanência desses(as) ex-empregados(as) no plano de saúde. Nos últimos anos, o custo mensal da assistência médica tem aumentado significativamente para os(as) aposentados(as), que precisam arcar com o valor integral por vida. Esse encarecimento tem levado muitos(as) a deixarem o plano por razões financeiras.

Com a iminência de novos reajustes, os(as) aposentados(as) mantêm-se mobilizados em torno da pauta que busca tanto a redução dos valores atuais quanto evitar que mais colegas deixem o plano devido à insuficiência financeira.

Durante a reunião, a comissão de aposentados(as) apresentou uma série de propostas ao Sindae para serem encaminhadas à Diretoria da Embasa. Entre as alternativas discutidas, estão:

Parcelamento do valor da coparticipação: Os(as) representantes dos(as) aposentados(as) lembraram que, sob a antiga operadora, o parcelamento da coparticipação era permitido, e a reimplementação dessa prática traria benefícios financeiros.

Oferta de plano ambulatorial (consultas e exames): Foi sugerida a criação de um plano ambulatorial como uma terceira opção, além dos planos já existentes — o plano regular com acomodação em apartamento e o plano com rede reduzida e acomodação em enfermaria. Os(as) beneficiários(as) desse plano ambulatorial teriam a possibilidade de migrar para um dos outros planos conforme desejado.

Congelamento do reajuste contratual: A proposta busca evitar a aplicação do índice de reajuste anual sobre o valor do plano para os(as) aposentados(as), garantindo maior estabilidade nos custos desse grupo.

Essas alternativas têm como objetivo proporcionar um alívio financeiro para os(as) aposentados(as), assegurando o acesso a cuidados de saúde de qualidade de forma mais sustentável. A Embasa está atualmente revisando essas sugestões e prometeu dar um retorno assim que possível, mas ainda não definiu um prazo específico para que esse retorno ocorra, o que tem gerado enorme preocupação entre os(as) aposentados(as) diante da iminência de novos reajustes.

Após a reunião, os(as) representantes da comissão encaminharam um ofício solicitando uma nova reunião em carácter de urgência com o sindicato. Além disso, eles(as) cobram um encontro entre a Embasa, o Sindae e a operadora do plano de saúde para discutir as propostas com maior profundidade.

Vamos à luta!