Gota D'água

Em Candeias, Sindae mobiliza categoria contra as PPPs e participa de diálogo de prevenção de comportamentos e atitudes violentas no ambiente de trabalho contra as mulheres

29/08/2024

Em Candeias, Sindae mobiliza categoria contra as PPPs e participa de diálogo de prevenção de comportamentos e atitudes violentas no ambiente de trabalho contra as mulheres

Como ocorrido na última terça-feira (27/08), na sede da Unidade Regional de Feira de Santana - UNF, o Sindae esteve reunido na manhã desta quinta-feira (29/08) com trabalhadores (as) da Embasa na Unidade de Candeias, em mais uma ação que visa conscientizar e mobilizar a categoria para a luta contra as Parcerias Público-Privadas (PPPs). 

Essas chamadas "Parcerias" representam um grande risco para a universalização do saneamento no estado, uma vez que os ganhos de escala e superávits das localidades mais lucrativas seriam drenados para rentistas, que são vorazes especuladores do mercado financeiro, em detrimento da população baiana. Além disso, as PPPs ameaçam a própria sobrevivência financeira da Embasa, portanto, impactando diretamente nos empregos dos (das) embasianos (as).

Ainda pela manhã, o sindicato participou também de um Diálogo Diário de Segurança (DDS) promovido pela UMSG, pelo Núcleo de Assistência Social de Candeias e pelos profissionais da Segurança do Trabalho. O DDS abordou o Agosto Lilás com foco na violência contra mulher no ambiente de trabalho, tema que não poderia ser mais pertinente. Isso porque na mesma manhã o Sindae paralisava o parque Paulo Jackson, em Salvador, em decorrência de denúncias de assédio moral e sexual naquele local.

A abordagem sobre o assunto do DDS foi feita pela Técnica em Segurança do Trabalho da Embasa em Candeias, Elândia Rodrigues da Silva, que também é Suplente da Diretoria Executiva do Sindae. Elândia fez uma fala no sentido de alertar a todos (todas) para prevenção de comportamentos e atitudes violentas contra as mulheres no ambiente de trabalho, encorajando e orientado eventuais vítimas a procurarem ajuda especializada, a Comissão de Prevenção de Acidentes e Assédios, a Ouvidoria do Estado e também o Sindae.

Essa é uma importante iniciativa desses (dessas) trabalhadores (as) de Candeias que tem total apoio do sindicato e deve servir de modelo para toda a empresa.

Vamos à luta!