Gota D'água

Após novos casos graves de insegurança na UMF, Sindae e Diretoria Metropolitana da Embasa fazem reunião de emergência

22/07/2024

Após novos casos graves de insegurança na UMF, Sindae e Diretoria Metropolitana da Embasa fazem reunião de emergência

Na tarde desta segunda-feira (22/07), após os recentes casos de violência na região em que fica localizado o parque da Unidade Regional da Federação - UMF, no Alto da Bola, em Salvador, também conhecido como R15, o Sindae participou de uma reunião emergencial na Embasa com a Diretoria da Região Metropolitana de Salvador (RMS) para tratar da remoção dos (das) trabalhadores (as) do parque para um local mais seguro.

Dentre os encaminhamentos da reunião, que foi articulada pelo sindicato logo pela manhã, ocasião em que os representantes do Sindae estiveram nas Diretorias de Gestão Corporativa (DG) e Metropolitana (DM) cobrando ações imediatas, ficou “batido o martelo” em relação à transferência imediata dos (das) trabalhadores (as) para um prédio no parque do R4, em Brotas.

Inicialmente todo o setor da área comercial será transferido, sendo que na próxima semana será a vez do setor operacional e da gerência da Unidade, restando apenas os setores de gestão e serviços, que devem ser movidos até o início de agosto.

Na última quinta-feira (18/07), conforme noticiado pela imprensa, aconteceu um verdadeiro cenário de guerra com troca de tiros entre duas facções que disputam o controle da localidade. Nesse fogo cruzado, os (as) funcionários (as) da Embasa ficaram desesperados (as) sem saber o que fazer, uma vez que temiam que os criminosos invadissem a Unidade.

Histórico de violência

Já faz algum tempo que o sindicato vem denunciando e exigindo da Embasa essa transferência. No final de junho do ano passado, os (as) trabalhadores (as) da UMF já tinham passado por um enorme “sufoco” no parque. Naquele momento, aconteceu um homicídio na entrada do parque, sendo que o cadáver não havia sido retirado. Os (as) trabalhadores (as) praticamente tiveram que passar por cima do morto para irem trabalhar.

Além deste episódio, existem vários outros relatos de insegurança que têm atormentado as pessoas no local, gerando um estado emocional de muita tensão, ansiedade e medo. 

Na ocasião, o Sindae esteve no Parque para se colocar à disposição da categoria e ouvir os (as) trabalhadores (as) sobre as providências que poderiam ser tomadas para dar uma solução definitiva ao problema. De acordo com a maioria, a alternativa seria a transferência urgente de todo o pessoal para outras localidades da Embasa. Uma proposta que surgiu como mais viável foi que essa mudança ocorresse para a área do Reservatório R4, em Brotas, onde, inclusive, já havia um projeto em andamento nesse sentido.

Reservatório R4 em Brotas

Trata-se de uma área da Embasa, no bairro de Brotas, de fácil acesso, muito mais segura do que o R15, próxima ao metrô, com mais de 07 mil metros quadrados e com estacionamento externo e interno.