Gota D'água

Após protesto na porta da Cerb, Sindae se reúne com companhia para dar prosseguimento à negociação do ACT

31/05/2023

Após protesto na porta da Cerb, Sindae se reúne com companhia para dar prosseguimento à negociação do ACT

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (31/05) uma nova rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, biênio 2023/2024, da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – Cerb. Além de dar seguimento ao processo negocial, o Sindae aproveitou para cobrar algumas pendências de cumprimento do ACT e também algumas modificações de redação.

Na manhã desta segunda-feira (30/05), os (as) trabalhadores (as) da Cerb realizaram um grande protesto na porta da sede da companhia, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, em Salvador, para repúdiar o descaso que a categoria tem sofrido em relação aos seus pleitos de negociação e cumprimento do ACT.

Sobre as pendências do ACT, o sindicato voltou a exigir o pagamento das Promoções por Antiguidade, já que, de acordo com a própria Procuradoria Geral do Estado – PGE, que sinalizou positivamente através de parecer, não existe nenhum impedimento legal par que isso aconteça. O impasse se deu porque no ano passado a Cerb havia feito a implementação da Promoção por Mérito (que deveria ter sido paga em 2020) e não poderia pagar duas promoções no mesmo exercício. Contudo, para este ano, não nada que impeça o cumprimento deste compromisso assumido no ACT, que é uma importante conquista que visa o reconhecimento e valorização dos (das) trabalhadores (as). Para destravar a questão, uma vez que a Cerb parece insiste em duvidar da legalidade do processo, nos próximos dias o Sindae vai oficializar um agendamento de reunião entre os jurídicos da Cerb e do Sindae para dar um ponto final a qualquer dúvida que possa existir.

No que diz respeito às cláusulas da pauta de reivindicações, o Sindae cobrou a contratação de profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, que incrivelmente a Cerb não tem, apesar da complexidade e riscos elevados na operacionalização das atividades da companhia e criação de um vale alimentação para a categoria. A entidade sindical também pediu uma atenção especial à cláusula de Adiantamento de Benefícios Previdenciários, para que os (as) trabalhadores (as) aposentados (as), mas que ainda se encontram na ativa, sejam incluídos neste benefício.   Além disso, que a estabilidade sindical dos (das) trabalhadores (as) eleitos (as) para as Comissões de Base, de Saúde e Delegacias Sindicais em Feira de Santana e Salvador seja estendida para os (as) trabalhadores (as) de todo o estado.

Estiveram presentes na reunião os Diretores do Sindae Alessandra Lima, Edmilson Santana, Douglas Lauar, Jucélio da Paz e Helena de Britto. Do lado da Diretoria da Cerb o Gerente de Gestão de Pessoas, Edmundo de Oliveira, e o Assessor da Presidência, Augusto Bavaresco.

Vamos à luta!