Gota D'água

Em nova rodada de negociação com a Embasa, Sindae busca avanços nas cláusulas administrativas do ACT

31/05/2023

Em nova rodada de negociação com a Embasa, Sindae busca avanços nas cláusulas administrativas do ACT

Na tarde desta terça-feira (30/05), a direção do Sindae participou de uma nova rodada de negociação com a Embasa, na sede da empresa, localizada no Centro Administrativo da Bahia - CAB, com objetivo de buscar avanços nas cláusulas administrativas contidas no Acordo Coletivo de Trabalho - ACT para o biênio 2023/2024. Representando o Presidente da Embasa, Leonardo Góes (que não participou por motivo de saúde), o chefe de gabinete da Presidência, Fábio Rodamilans, reafirmou o compromisso da atual gestão de que não haverá retrocessos em nenhuma cláusula do ACT, garantindo que a pauta da categoria será avaliada de ponta a ponta e que serão verificadas as possibilidades de avanços.  

Dentre os temas levantados na negociação, o sindicato lembrou que já foi assinado pelos representantes do Sindae um termo aditivo ao atual acordo coletivo referente ao vale alimentação. Nesse termo assinado pelo sindicato fica garantido que o cartão alimentação também seja utilizado como Cartão Refeição, democratizando o acesso aos mais diversos serviços de alimentação dos (das) trabalhadores (as). A partir deste Termo o (a) empregado (a) poderá optar por receber o benefício em créditos de vale alimentação ou vale refeição, nos percentuais de 100%, 70%, 50% ou 30%. Caso a prestadora de serviços contratada pela EMBASA para a concessão do Vale Alimentação e Vale Refeição detenha a tecnologia de transferência de saldos entre os benefícios, poderá o (a) empregado (a) efetuar a livre opção de utilização do cartão alimentação/refeição em tempo real.

A direção do sindicato aproveitou também para buscar solucionar, de forma definitiva, os problemas de fornecimento de transporte para todos os (as) trabalhadores (as), situações que tem ocorrido tanto no interior do Estado quando na Região Metropolitana de Salvador – RMS. Vale ressaltar que, em ofício encaminhado à Embasa, o Sindae havia cobrado ações urgentes da empresa para garantir o fornecimento de transporte para esses (essas) trabalhadores (as), especialmente em relação aos (às) recém-contratados (as) que, até o momento, ainda não tinham sido incluídos (as) nos roteiros do transporte fornecido pela empresa na Região Metropolitana da capital. O chefe de gabinete da presidência entrou em contato telefônico durante a reunião e determinou a inclusão imediata de todos os novos concursados nas vans que fazem transporte, como havia sido acertado na reunião da semana passada, e o redimensionamento dos contratos para atender as demandas de transporte dos que serão contratados em breve. Em relação ao aditivo proposto pelo sindicato sobre esse tema, que visa resolver principalmente a situação do interior, a empresa afirmou que a redação proposta ainda está sob análise jurídica, mas que terá resposta ainda no curso das próximas rodadas.

Foi também pautada a questão do plano de assistência à saúde dos (dos) aposentados (as) já desligados da Embasa, os quais tem arcado com os custos do plano de saúde de forma integral. No final do ano passado o Sindae chegou a propor oficialmente à empresa a assinatura imediata e urgente de um aditivo ao ACT 2022/2023 para que esse custo com o Plano de Saúde dos (as) aposentados (as) e seus (suas) dependentes fosse subsidiado, com a cobertura de 50% do valor pela empresa.

“Não é justo que os trabalhadores (as) aposentados sejam penalizados após anos de serviços prestados à Embasa. Resolver essa situação é garantir assistência e acesso à saúde de qualidade para aqueles que tanto contribuíram com a Embasa”, pontuou o Coordenador Geral do Sindae, Grigorio Rocha.

Outras questões da pauta foram pontuadas na discussão, como a adoção do regime de teletrabalho, a flexibilização do registro de ponto no horário do almoço e a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Nesse último quesito, a Embasa citou que as empresas estatais que adotaram redução de jornada também fizeram redução proporcional dos salários e que isso poderia ser avaliado pela diretoria. Por outro lado, não via dificuldade na reintrodução do regime de teletrabalho para algumas áreas em que essa modalidade é adequada, mas que a empresa precisa finalizar as tratativas internas para avançar nesse tema.

Participaram da reunião o Coordenador Geral do Sindae, Grigorio Rocha, a Secretária Geral, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Filho, o Diretor Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal, o Diretor de Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane. Representando a Embasa, o chefe de gabinete da Presidência, Fábio Rodamilans, o Gerente da GPE, Paulo Mendonça e o gerente do GPEP, Eduardo Romeu.

Uma próxima rodada de negociação foi marcada para terça-feira (06/06), quando serão concluídas as análises das cláusulas da pauta de reinvindicações com redações idênticas ou similares ao que vem sendo praticado no ACT. Já no dia 20 de junho ficou agendada uma outra rodada para tratar das cláusulas em que tem havido problemas no cumprimento por parte empresa e buscar soluções para a efetivação dos direitos conquistados pela categoria, a exemplo do que ocorre com as trocas de turnos dos (das) operadores (as), pois alguns gerentes criam dificuldades para a realização das trocas sem nenhuma justificativa.

Vamos à luta!