03/12/2022
CAROS (AS) COMPANHEIROS, COMPANHEIRAS, TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA EMBASA
No último dia 30 de novembro completei o meu ciclo profissional na Embasa e na área de saneamento básico. Aposentei-me e iniciei uma nova jornada na minha vida pessoal. Foram quase 44 anos de trabalho, dedicação e comprometimento com a Embasa, onde trabalhei durante todo esse tempo com muito orgulho de ser Embasiano e da minha atuação e militância de mais de 50 anos na área de saneamento básico na Bahia, no Brasil e, até mesmo, no exterior.
É motivo de orgulho ter contribuído, efetivamente, para que a empresa atingisse o patamar que hoje ostenta entre as empresas de água e esgoto do país, de ter lutado em defesa do saneamento público de qualidade e contra todas as formas de privatização da Embasa e de colocar o saneamento básico como prioridade do Governo Federal, após mais de 20 anos de ostracismo, sem leis, sem regras e sem financiamento e investimentos, com a instituição da Lei Nacional de Saneamento Básico (nº 11.445/2007) e da elaboração e implantação de uma política de alocação de recursos para o setor, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saneamento). Fazer parte da história da Embasa e do saneamento básico na Bahia, no Brasil e no exterior é inesquecível, uma experiência fantástica que muito me orgulhou, empolgou e emocionou. Por onde passei fiz muitos amigos e amigas, encontrei dezenas e dezenas de companheiros e companheiras de luta, sempre valorizando as pessoas e compartilhando fortes e incríveis emoções, deixando um legado para as futuras gerações.
Foi um aprendizado de mão dupla, aprendendo e ensinando, trocando experiências, conhecimentos, saberes e fazeres. Estou plenamente realizado do ponto de vista profissional e com o sentimento de dever cumprido. Eu posso dizer que faria tudo de novo sem nenhum tipo de arrependimento. Parodiando o grande poeta, cantor e compositor Gilberto Gil, eu diria que a Embasa me deu régua e compasso. Foi por conta da minha atuação na Embasa e militância na área de saneamento básico que consegui alçar voos maravilhosos e incríveis, a níveis nacional e internacional. Eu me lembro, como se fosse hoje, quando cheguei na Embasa, em abril de 1979, para trabalhar no antigo Escritório de Operações do CIA/Polo Industrial, unidade responsável pela prestação de serviços de água e esgotamento sanitário do subúrbio ferroviário de Salvador, do Centro Industrial de Aratu (CIA), do Polo Petroquímico de Camaçari e dos demais municípios da RMS. Desde 1979, onde ocupei o cargo de gerente do Escritório de Operações, trabalhei em várias áreas, gerenciando diversas unidades da Embasa até 1989. Em seguida, entre 1989 e 2002, em função da conjuntura do setor de saneamento básico na Bahia e no Brasil, decidi buscar novos desafios na luta em defesa da empresa e do saneamento básico públicos. Para isso, juntamente com o saudoso companheiro Paulo Jackson e outros companheiros, fundamos o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae), ocupando diversos cargos para lutar pelos interesses dos trabalhadores (as), contra a privatização da água e em defesa do serviço público de qualidade. Neste período, ocupei os cargos de Coordenador Geral e Diretor do Sindae, de Secretário Nacional de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), de Coordenador Geral da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA) e de Diretor no Brasil e membro do Comitê Executivo Mundial da Internacional de Serviços Públicos (ISP) – entidade internacional sediada em Genebra, na Suíça, que defende os serviços públicos e está presente em mais de 165 países.
Foi um período de muitas experiências e intensas lutas vitoriosas contra a privatização da água e do saneamento na Bahia, no Brasil e no exterior. Fruto de toda essa atuação e militância, fui convidado para trabalhar na equipe de transição do primeiro governo do Presidente Lula, em dezembro de 2002 e, posteriormente, convidado para assumir o cargo de Secretário Nacional, na recém-criada Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, primeiro órgão coordenador da Política Nacional de Saneamento Básico do País, entre 2003 e 2007. No cargo, pude contribuir para a virada de página e colocar o saneamento básico como prioridade nacional, instituindo a Lei Nacional (Lei nº 11.445/2007), criando a possibilidade de praticar nesta área a cooperação interfederativa por meio da gestão associada de serviços públicos entre entes federados (Lei de Consórcios nº 11.107/2005) e de uma política de alocação de recursos públicos para financiamento e investimentos no setor (PAC Saneamento). Posteriormente, com a eleição do Governador Jaques Wagner, em 2002, fui convidado para ocupar o cargo de Presidente da Embasa e Vice-Presidente do Conselho de Administração da empresa (2007-2015).
Gostaria de registrar um fato que, também me deixou muito feliz pelo simbolismo que representou: após 8 anos e três meses ocupando o mais alto cargo de direção da empresa, tive o prazer e a honra de retornar, mais uma vez, a sua alta administração, desta vez, como representante eleito pelos empregados e empregadas da Embasa no Conselho de Administração, por dois mandatos (2019-2022), sendo que no segundo mandato fui eleito com 70% dos votos. Com isso, mais uma vez contribui para que o Conselho de Administração da Embasa discutisse questões e assuntos estratégicos e tivesse uma atuação condizente com o Estatuto Jurídico das empresas estatais sempre na busca das melhores práticas de governança corporativa, na defesa da empresa pública eficiente visando atender a sua missão de levar água de qualidade e em quantidade suficiente e serviços de esgotamento sanitário para toda a população. Todos estes fatos, principalmente no exercício do cargo de Secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e de ocupar a Presidência da Embasa, me deixaram muito feliz e realizado pela possibilidade de pôr em prática toda a minha experiência pessoal e profissional visando colocar a Embasa e o saneamento básico na Bahia e no Brasil em lugar de destaque e como prioridade de Estado, sempre perseguindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados e na busca incessante pela universalização dos serviços.
Desde o início da minha atuação na Embasa, e em todos os órgãos pelos quais passei, sempre me pautei na defesa intransigente da Embasa como uma empresa pública forte e eficiente e na luta incansável contra a sua privatização, na defesa do saneamento básico como um serviço público de qualidade, como dever do Estado e direito do cidadão. Foram anos de dedicação e luta constantes pela melhoria da qualidade da prestação dos serviços, na ampliação do maior índice de cobertura dos seus serviços e da sua área de atuação, no planejamento das suas ações, na modernização e inovação da sua gestão e governança, bem como, a implantação e modernização do parque tecnológico da informação, a exemplo do ERP SAP, da elaboração do novo sistema comercial (SCIWeb) e outros sistemas de gestão e controle, das melhores práticas de governança com e transparência nas ações, respeito ao cidadão e cidadã e a valorização dos empregados(as), com a realização do maior concurso público da história da empresa, elaboração de um novo plano de cargos, salários e carreiras, critérios de avaliação por desempenho, criação do Comitê de Equidade e de todos os instrumentos necessários a modernização da gestão de pessoas. Todo esse processo desenvolvido na empresa teve grandes reconhecimentos por entidades regionais, nacionais e até internacionais, tais como: por cinco vezes seguidas (2010-2014), ter sido agraciada com o Troféu Transparência concedido pela Anefac/Fipecafi/Serasa Experian; duas vezes como empresa do ano, concedido pela Revista Saneamento Ambiental (2008 e 2014). Entre 2008 e 2014, foi classificada pela Revista Dinheiro 100 – Maiores empresas do Brasil, entre as três melhores empresas de saneamento do Brasil; Selo Pró-equidade de Gênero concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as mulheres da Presidência da República e Diploma de Destaque Internacional concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera e Câmara Municipal de Faro – Portugal, entre outras premiações, inclusive do ponto de vista pessoal, agraciado com o prêmio Lúcio Costa, na categoria Personalidade em Saneamento, concedido pela Câmara dos Deputados.
Durante os quase 44 anos, acompanhei de perto e contribui com as transformações ocorridas na Embasa que passou por várias fases. Enfrentou grandes dificuldades e enormes desafios, manteve-se como empresa pública, apesar das diversas tentativas da sua privatização e, o mais importante, durante todo esse tempo conseguiu melhorar a sua performance, avançou na melhoria dos seus processos, na sua gestão e governança atingindo outro patamar, principalmente nos últimos 16 anos com a implantação e execução do maior programa de água e saneamento do País – o Programa Água para Todos com o maior aumento da cobertura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Desligo-me da empresa com sentimento de dever cumprido e um misto de alegria e tristeza. Sentimento de alegria por ter conseguido ao longo desse tempo contribuir para colocar a empresa e o saneamento básico na Bahia, em lugar de destaque nacional entre as empresas públicas de água e esgoto do País, deixando um legado para o saneamento básico, à empresa e toda a sua força de trabalho, e, principalmente, para a população. Sentimento de tristeza por estar me despedindo de todos vocês e da empresa em que passei a maior parte da minha vida, acompanhando-a desde o início da sua criação, as suas dificuldades, os seus desafios, o seu crescimento e a luta para se manter pública, também a sua modernização, a melhoria dos seus processos e da sua gestão e governança. Sentirei muitas saudades da Embasa, de todos vocês e de todo esse ambiente maravilhoso que ajudamos a construir.
Despeço-me, agradecendo a todos e todas pelas emoções vivenciadas em várias despedidas e diversas manifestações de carinho e por tudo que fizeram pela Embasa, pelo compromisso, competência e sentimento de pertencimento à empresa, pelo aprendizado, convívio e troca de experiências. Pelas grandes discussões, alegrias e tristezas e, principalmente, pela evolução da Embasa enquanto empresa pública que presta um serviço essencial para a população. Almejo que a empresa continue trilhando o seu caminho sempre buscando cumprir a sua nobre missão de atender a toda a população com serviços de excelência de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Bahia. Aproveito a oportunidade para desejar muito sucesso para a Embasa nos próximos períodos para superar os grandes desafios e dificuldades, bem como para todos e todas que fazem o dia a dia da empresa.
Vida longa para a Embasa enquanto empresa pública forte e eficiente, com responsabilidade social e que consiga cumprir a sua nobre missão de preservar a saúde e resgatar a dignidade e cidadania e de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
UM FORTE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO A TODOS E TODAS!
Salvador, 01 de dezembro de 2022
Abelardo de Oliveira Filho