11/04/2025
O SINDAE participou ontem, 10/04, em Wagner, através da representante de base de Itaberaba Jéssica Paranhos ( Jacy Payayá), de uma reunião do Gabinete da Crise da Sub-Bacia do Rio Utinga. Estiveram presentes as prefeituras de Lençóis, Andaraí, Utinga, Wagner, Lajedinho, Boninal e Bonito, além da expressiva participação da sociedade civil, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, pesqueiras, assentados e pequenos agricultores.
Na reunião, INEMA, CERB, EMBASA e SIHS apresentaram um plano de ação integrado emergencial, contendo diversas medidas como monitoramento hidrometeorológico, acompanhamento dos usuários da bacia, diagnóstico da situação da bacia, gestão de informações, atualização cadastral dos usuários, melhorias nos sistemas de abastecimento de Wagner, Utinga e Lajedinho, cooperação técnica com o Comitê de Bacia, ações de fiscalização, infraestrutura hídrica (com barramentos e perfuração de poços) e recuperação de mata ciliar ao longo do Rio Utinga.
Representantes da sociedade civil apresentaram notas técnicas, relataram casos de insegurança alimentar devido à seca e manifestaram preocupação com a falta de ações mais efetivas por parte do poder público no que diz respeito à fiscalização dos grandes irrigantes de monocultura, em especial os produtores de banana, cujas atividades têm contribuído significativamente para a redução do nível do rio. A situação chegou a um ponto tão crítico que algumas escolas precisaram ser fechadas por falta de água para o consumo humano.
O SINDAE mantém acompanhamento constante da situação, tanto através de participação em reuniões como esta, quanto por meio de sua atuação no Comitê de Bacia do Rio Paraguaçu - onde tem como representantes Juliano Falcão e Jéssica Paranhos (Jacy Payayá) - e no CERBCAAT (Comitê Estadual de Reserva da Biosfera da Caatinga), representado por Jéssica (Jacy Payayá).