03/12/2024
Em Salvador, ocorreu o primeiro encontro da Executiva da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), sediado no Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (SINDAE). O evento, liderado pelo presidente Paulo de Tarso, contou com a participação de representantes de mais de 20 estados brasileiros, reunindo lideranças das cinco federações e 56 sindicatos que compõem a entidade.
O principal objetivo do encontro foi a elaboração do planejamento estratégico da confederação para os próximos quatro anos. Esse plano abrange as áreas de atuação dos urbanitários, incluindo os setores de gás, eletricidade, saneamento e meio ambiente.
Durante os três dias de atividades, os participantes trocaram ideias, desenvolveram estratégias e compartilharam experiências, em um processo que, embora exaustivo, foi considerado essencial para o fortalecimento das lutas sindicais. Atualmente, a CNU representa cerca de 214 mil trabalhadores (as) em todo o Brasil.
Com uma visão clara dos desafios políticos e sociais que impactam os (as) trabalhadores (as) do país, a confederação reafirmou seu compromisso em buscar dignidade e melhores condições para a categoria, enfrentando adversidades e promovendo ações concretas em defesa dos direitos coletivose contra a privatização das empresas estatais desses setores.
Vamos à luta!