Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gota D'água
06.02.2019
ANA indica risco em 10 barragens na Bahia, sendo duas da Cetrel

De acordo com o último relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), a Bahia tem 34 barragens de rejeitos e 426 no geral, sendo que 10 delas apresentam algum risco. Dessas, duas são da Cetrel, a RS1 e a RS2, que ficam em Camaçari. Em nota, a Cetrel informou os dois reservatórios são periodicamente monitorados e não oferecem risco, e que armazenam água para "eventuais situações de combate a incêndio no Polo Industrial de Camaçari". Ainda segunda ela, “em 2017 e 2018 foram realizados serviços de adequação nestas barragens no montante de R$ 1,5 milhões, sendo previstos novos investimentos em 2019 com o objetivo de conferir ainda mais robustez e segurança ao sistema”.

Mas o relatório da ANA, que considerou dados de 2017, expõe o perigo ao mencionar que a RS1 apresentava afundamentos, buracos, deterioração da superfície de concreto, infiltrações e até formigueiros e árvores no coroamento e talude de jusante. Já na RS2 foram apontadas deterioração da superfície de concreto e árvores e arbustos nos taludes de montante, jusante e coroamento.

Dois meses antes de ser elaborado o relatório da ANA, a Confederação Nacional dos Municípios divulgou um levantamento com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens de 2017 e da ANA, mostrando números diferentes: 186 barragens baianas tinham alto risco associado com danos em potencial. Contudo, não foi muito preciso nas indicações.

Fato é que, das mais de 400 barragens catalogadas na Bahia, muitas são de responsabilidade da Embasa, Cerb, Chesf, Codevasf e DNOCS, além de prefeituras e particulares. Acredita-se que o total de barragens seja bem maior, sobretudo em áreas de particulares.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet