Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gota D'água
08.10.2018
Sindae participou das atividades da semana de prevenção de saúde e segurança da Embasa

O Sindae participou ativamente da Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho – SIPAT da Embasa, que foi realizada entre os dias 24 e 28 de setembro. A organização ficou a cargo das Comissões Internas de Saúde e Segurança – CIPA nas unidades da capital, interior e região metropolitana, com o apoio do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho – SESMT da Embasa e também dos das empresas terceirizadas, que contribuem de alguma forma para o sucesso do evento. 


Entre os assuntos abordados na SIPAT estavam as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, alimentação saudável, saúde da mulher, direção defensiva, massoterapia, diretos trabalhistas, dentre inúmeros outros temas, totalizando mais 400 horas de treinamento em todo o estado. Os (as) trabalhadores (as) tiveram ao longo da semana condições de refletir sobre os assuntos tratados e criar oportunidades para continuar desenvolvendo o trabalho na área de segurança.

A unidade regional de Alagoinhas contou com a palestra do advogado do Sindae Daniel Vencimento, que falou sobre os impactos da reforma trabalhista na saúde dos trabalhadores, com grande participação da categoria. No turno da tarde os empregados da unidade participaram ainda do nosso projeto Jurídico Itinerante, podendo acompanhar o andamento dos seus processos ou tirar dúvidas sobre questões trabalhistas e previdenciárias com nosso advogado no seu local de trabalho.

Na ETA Principal parte da programação buscou temas transversais ao mundo do trabalho na perspectiva social. O ator Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum, fez uma apresentação teatral abordando sua vivência ocorrida meses atrás, quando a caminho do trabalho se deparou com uma abordagem policial e foi atingido por um tiro disparado por um agente da polícia ao ser confundido com um bandido. Ele narra nessa cena o que a classe trabalhadora vive na pele, no seu trajeto casa-trabalho-casa, pois muitas das vezes quando se fala em segurança outros assuntos que estão no caminho fogem dessa análise, como a situação de racismo que o Brasil vive hoje em dia.

Na unidade de Candeias o clima ainda foi de comoção pela perda do ex-companheiro Técnico de Segurança, Valter Júnior, que tanto gostava de organizar a atividade e recebeu diversas homenagens dos colegas, lembrando que a luta por um ambiente de trabalho mais seguro não pode parar. Uma área foi montada no estacionamento da unidade para que todos pudessem participar das atividades, que contaram com o apoio da gerência local. A direção do Sindicato se fez presente nas palestras e parabeniza a todos os envolvidos na organização, lembrando que segurança no trabalho deve ocorrer todos os dias.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet