Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
06.08.2018
Depois de várias tentativas no passado, prefeito estuda privatização da água

Ainda em Itabuna, diretores do Sindicato tentarão falar com o prefeito Fernando Gomes, uma vez que ele teve uma nova recaída de amores pela privatização da Emasa. Ele contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer estudos de viabilidade econômica e financeira da empresa, visando mostrar aos empresários o que de bom a Emasa tem a oferecer.

Foi em gestão passada dele que os serviços de saneamento foram retirados das mãos da Embasa, a empresa estadual, e passaram a ser feitos por uma empresa criada por ele, a Emasa. Depois, Gomes já tentou entregar os serviços para a iniciativa privada. Outros prefeitos tentaram o mesmo, mas enfrentaram a reação popular, o que impediu a transferência dos serviços para a iniciativa privada.

Recentemente, Itabuna e região passaram pelo pior período de crise no abastecimento devido à escassez de chuva. A Prefeitura de Itabuna sabia que somente o governo estadual poderia investir para aliviar o drama, primeiro custeando carros pipa, construção de adutora e abertura de poços artesianos, e posteriormente, com a construção e entrega da Barragem do Rio Colônia, um investimento de R$ 111 milhões, sendo 70% do governo estadual e o restante da União.

Fernando Gomes quer fazer negócio com a Emasa ao repassá-la para a iniciativa privada, não se preocupando que, se privatizada a empresa, a população pagará por tarifas muito caras e terá piora na qualidade de um serviço que precisa de bastante investimento público para melhorar. Ou seja, a população tem tudo a perder, caso não lute para impedir a sanha privatista do prefeito.

Além do mais, ele não fala em indenizar a Embasa pelos ativos (redes e equipamentos) assumidos pela Emasa quando esta foi criada. Uma dívida estimada em R$ 45 milhões atualmente e que, no ano de 2016, quando o ex-prefeito Vane da Renascer também tentou a privatização, a Embasa informou que não abriria "mão" da cobrança caso a empresa fosse privatizada.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet