Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
29.07.2018
Fortaleça seu Sindicato, sua melhor trincheira de luta

A campanha salarial chegou ao fim para trabalhadores (as) da Embasa, mas continua seu curso na Cerb, em diversos Saae’s e nas empresas privadas do setor (Cetrel, DAC e BRK Jaguaribe). Em muitas companhias estaduais de saneamento a campanha nem bem começou e a classe trabalhadora já enfrenta dissídio, outras estão com negociações longe de um patamar mínimo de dignidade.

Por conta de ser um ano eleitoral, a nossa campanha salarial começou cedo, no ano passado, com a distribuição das propostas de pautas de reivindicações. Desde lá vem implicando numa intensa movimentação dos dirigentes do Sindicato por todo o estado, para que toda a categoria possa dela participar ao máximo.

Até o momento, mais de R$ 200 mil já foram desembolsados pelo Sindicato no custeio da campanha, que envolve despesas para deslocamentos de dirigentes, publicação de editais na imprensa, informes nos meios de comunicação, boletins etc.

Junto a isso, estamos aí iniciando o enfrentamento da Medida Provisória 844, que o governo golpista enviou para o Congresso Nacional visando desmontar a legislação do saneamento e permitir a privatização das empresas do setor. É uma luta dura, custosa. Na semana passada o governo começou a vender as distribuidoras de energia da Eletrobras (vendeu a Cepisa, do Piauí). E logo vai querer chegar nas empresas de água e esgoto, uma fonte de lucro fácil para empresários gananciosos e nada preocupados com a saúde da população e ao caráter essencial que a água representa para a vida.

A privatização não é uma ameaça apenas para a sociedade, mas também para a classe trabalhadora, seja por pertencer a essa mesma sociedade, seja por ser detentora dos empregos gerados pelas empresas de saneamento. E como todos sabem, privatização significa tarifa cara, desemprego em massa e exclusão dos mais pobres dos serviços.

Até agora não existe no Brasil nenhum instrumento melhor e mais adequado para enfrentar esse desmantelo do que o Sindicato. O seu Sindicato é a sua melhor trincheira, não esqueça isso. Vamos fortalecê-lo.

Fechado o acordo coletivo com a Embasa em 24 de julho, começou a correr o prazo para que o (a) trabalhador (a) se manifeste contra a cobrança da contribuição assistencial a favor do Sindicato. O prazo vai até 13 de agosto. Mantenha sua contribuição para manter viva a luta contra a privatização.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet