Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
12.05.2018
Patrimônio do povo baiano, Embasa completa 47 anos de existência

A Embasa completou 47 anos de existência na última sexta (11), estando presente na vida de milhões de baianos (as) que vivem nos 366 municípios onde ela se faz presente, ofertando serviços de saneamento básico. Há de se reconhecer a grande evolução que sofreu do seu começo até aqui, mas sempre é importante querer que ela se destaque mais para cumprir sua finalidade enquanto empresa pública, prestando serviços de qualidade, com eficiência e visando a sua universalização. Reconhecer esses avanços é também uma forma de perceber o quanto tem sido valiosa a contribuição dos (das) trabalhadores (as) em todo esse processo, pois são eles (elas) que incorporam e executam todas as ações que a sociedade exige da empresa. São os (as) trabalhadores (as), no passado e no presente, que construíram esse patrimônio público chamado Embasa, fazendo sua defesa em momentos difíceis da história, como no período carlista, quando a empresa esteve seriamente ameaçada de ser vendida para o capital privado.

É bem verdade que a ameaça da privatização da água sempre esteve presente na história da Embasa. Recentemente o governo federal lançou um programa (PPI) voltado para essa finalidade, mas a classe trabalhadora reagiu e o governo estadual assumiu o compromisso de não rifar a empresa, entregando-a aos caprichos dos especuladores financeiros e das multinacionais.

Essa empresa quase cinquentenária precisa se aliar aos que a representam no conjunto da sociedade e precisa, também, retribuir por isso, como agora, num momento em que um governo ilegítimo lança uma reforma trabalhista que nos remonta aos tempos da barbárie. Afastar da categoria os efeitos dessa reforma é o mínimo ante tantos avanços que a empresa obteve no decorrer de sua história. E precisa, ainda, aproveitar esse momento de campanha salarial e dar à categoria um justo e digno acordo coletivo de trabalho. Vida longa à Embasa!

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet