Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gota D'água
16.04.2018
Congresso do povo reafirmará defesa de Lula e a luta pela redemocratização da política no Brasil

O país vivencia um cenário de intensas lutas, com perseguição política/partidária, retirada de direitos e mais de um ano em que a classe trabalhadora e o país vem sofrendo as ações do golpismo. A população sofre com o desemprego, índices alarmantes de destruição da economia, privatizações, corrupção e um congresso nacional golpista, que segue aprovando projetos que retiram direitos trabalhistas, precarizam o trabalho, rasgam a CLT e tentam destruir a Previdência Social.

A sociedade brasileira está em revolta com mais um golpe aplicado contra a democracia, a partir devastadora condenação sem provas e prisão injusta do ex-presidente Lula, líder absoluto de intenções de voto para a presidência da república.

Diante deste cenário, as forças populares se preparam para continuar defendendo a democracia brasileira. E, para combater tantos retrocessos, a Frente Brasil Popular, juntamente com as centrais sindicais (CUT, CTB), movimentos sociais (MST, Consulta Popular, Levante Popular) e partidos políticos de esquerda (PT e PCdoB), iniciariam o mês de abril intensificando as ações de preparação coletiva para o Congresso do Povo, que será realizado no mês de junho (etapa estadual), em Salvador e no mês de Julho (nacional), em São Paulo.

O Congresso tem a finalidade de promover um conjunto de ações junto à população para enfrentar a crise que afeta o país desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, além de assumir o compromisso de criar um projeto brasileiro baseado na soberania nacional, no respeito à democracia e no combate às desigualdades sociais.

As etapas preparatórias do Congresso já estão sendo construídas na capital baiana e vem sendo lideradas por essa Frente Nacional de Mobilização Popular, que integra partidos políticos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais que se empenham cotidianamente para combater os efeitos antidemocráticos que assolam o Brasil após a consolidação do golpe e prisão do ex-presidente Lula.

“O enfrentamento agora é mais que necessário. Precisamos arregaçar as mangas e promover a maior revolução democrática que este país já vivenciou. E quem tem a legitimidade para protagonizar essa ação é o povo. O povo que saberá reconstruir os caminhos e reconduzir o país ao desenvolvimento”, afirmou a diretora de Formação do Sindae, Nadilene Nascimento, que compõe a Frente.

Como parte da etapa preparatória para o Congresso Estadual (junho), que antecede o nacional (julho), foi realizado no dia 08 de abril o Seminário Estadual de Formação de Formadores e Formadoras para o Congresso do Povo, que está sendo organizado pela Frente Brasil Popular.

De acordo com organizadores, o Congresso do Povo é um canal de reação a toda forma de opressão de partidos da direita, aliados do capital, setores do judiciário, Ministério Público, Polícia Federal e a grande mídia, que se aliaram para derrubar um governo eleito de forma legítima e democrática e que representava o projeto nacional da classe trabalhadora.

De acordo com presidente da Central Única dos Trabalhadores, Cedro Silva, o esforço coletivo é necessário para enfrentamento do golpe, garantia da eleição de Lula e por uma constituinte que anule todas as medidas antinacionais e contrárias à população brasileira. “O Congresso do Povo levará para as ruas as principais bandeiras de luta da classe trabalhadora e o posicionamento popular em contraposição ao governo golpista. A proposta é defender e debater o projeto de Brasil, sob a liderança do povo. É responsabilidade dos 51 milhões de brasileiros que sonharam com um país melhor e querem continuar lutando para que seus filhos e netos tenham seus direitos garantidos e vivam em um país menos desigual”, afirmou.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet