Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gota D'água
05.03.2018
Direção da Embasa cria medidas para diminuir despesas sem observar outros desperdícios “invisíveis”

Há pouco meses, a direção da empresa está adotando como medida de contenção de despesas denominada, GMD (Gestão Matricial de Despesas). Com isso, a empresa espera reduzir em 30% os gastos mensais. Quando falamos em gastos além da conta, acredita-se que haverá um modelo de gestão de modo a não suprimir os custos fixos, já que para atender a demanda de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, existem desembolsos que não podem e nem devem ser modificados sob o risco de não atender marcos regulatórios do saneamento básico.

Um exemplo de falha de planejamento é o recente contrato firmado para locação de impressoras com manutenção e recarga. Ao se fechar o referido contrato, não se levou em consideração o contrato anterior de fornecimento de tonner. Vale ressaltar que boa parte deste material já se encontra em estoque nos almoxarifados, porém as impressoras pertencentes ao patrimônio da empresa já estão sendo substituídas pelas alugadas.

Por outro lado, observamos também que o desperdício não se dá apenas com os gastos. O descuido com “sobra” de material nas instalações da empresa é um crime contra a administração pública e vai de encontro por gestão administrativa e financeira equilibrada e eficaz.

Em Simões Filho, flagramos uma quantidade expressiva de braçadeiras que deveriam estar estocadas de forma adequada e atender futuras demandas dos clientes da empresa. Sabemos que o desperdício de matérias em bom estado para uso, representa alto custo para empresa, já que em algum momento foram adquiridos para as solicitações de serviço dos clientes.

A Universidade Corporativa, como sugestão, pode elaborar e promover curso para gestores com foco em “Logística de Materiais”. Certamente irá ajudar em diminuir os gastos na empresa.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet