Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
05.03.2018
Em nome da água: Fórum Alternativo Mundial da Água acontece em março

De 17 a 22 de março de 2018, a cidade de Brasília reunirá organizações e movimentos de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do Brasil e do mundo para o FAMA (Fórum Alternativo Mundial da Água).

Como o lema “Compartilhando a Água”, a 8º edição do FAMA tem como objetivo principal debater as temáticas que envolvem a defesa da água como direito e não como mercadoria e a negativa de todas as formas de privatização.

O evento reunirá dezenove estados brasileiros e conta com representações de diversos segmentos da sociedade, a exemplo da articulação de movimentos de atingidos por barragens, trabalhadores (as) urbanos (as), trabalhadores (as) rurais, indígenas, quilombolas, pescadores (as), militantes religiosos, movimentos de moradia e comunidade acadêmica.

Nos dias 17 e 18 a Universidade de Brasília (UNB),- instituição parceira desde as primeiras edições do FAMA-, abrigará as atividades autogestionadas.

Já entre os dias 19 e 22 o FAMA acontecerá no Pavilhão de exposições do Parque das Cidades, onde ocorrerão as “plenárias unificadas” que tratarão vários temas relacionados à água. A Assembleia das Mulheres e dos Povos Originários e Tradicionais, são atividades culturais bastante esperadas.

Edson Aparecido da Silva, membro da Coordenação Nacional do Fama, chamou atenção para a urgência de um olhar ampliado em defesa da água e destacou os principais desafios do Fama em 2018.

Para Aparecido, não basta que esses Fóruns se realizem com toda mobilização, como tem acontecido nas edições anteriores, se a pauta não seja inserida para conscientizar a sociedade ou entre na agenda de prioridades do governo: “É preciso avançarmos nessa organização em nível mundial para fazer frente a estratégia do capital que devasta o meio ambiente e não mede esforços para se apropriar dos bens comuns em geral, e da água em particular. A gestão da água e do saneamento? não integra a agenda de prioridades dos governos, apesar da importante relação que o saneamento básico tem com a saúde, com o meio ambiente e consequentemente com a qualidade de vida das pessoas, sobretudo as mais pobres”, afirmou.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet