Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gota D'água
01.02.2018
Santo Amaro da Purificação receberá obra de esgotamento sanitário

Distante 75 km da capital baiana, a cidade de Santo Amaro da Purificação, ao longo dos seus 461 anos, tem na sua história uma trajetória de luta, cultura e arte. Os engenhos para produção do açúcar servem de registro da escravidão que existia em nosso país.

FOTO - CRÉDITO: Edmilson Barbosa

Em meio a sua diversidade artística e cultural, os mais de 65 mil habitantes sofrem com a falta de esgotamento sanitário. O rio Subaé, cantado em prosa e versos das letras de músicos famosos, carrega em seu leito o descaso com a falta de política pública no município.

A ocupação desordenada às margens dos rios Sergi Mirim e do próprio Subaé, contribui para o lançamento de dejetos nos rios que em outros anos era possível navegar, pescar e tomar banho. Moradores e visitantes convivem com o mau cheiro de um rio que é o cartão-postal da cidade.

O Conselho de Administração da Embasa, homologou o relatório final do julgamento da concorrência nacional (089/17) e autorizou a contratação da empresa MKR Construções pelo valor de R$ 7 milhões, que terá o prazo de 360 dias para execução das obras e trabalho social de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Espera-se que a gerência da Unidade Regional de Candeias, responsável pela gestão dos serviços de água e esgoto no município, fique de olho no andamento das obras. A Superintendência de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Salvador deve ajudar no que for necessário.

Em 1958, se instalou na cidade, uma fábrica de chumbo. A Companhia Brasileira de Chumbo (COBRAC), por conta da qual, até os dias atuais, a população colhe os prejuízos causados pela contaminação de solo e mananciais. As obras de esgotamento deverão minimizar esses prejuízos podendo inclusive trazer a navegação pelos rios que por ali passam. Vamos acompanhar...

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet