Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
23.01.2018
Trabalhadores (as) da BRK Jaguaribe aprovam pauta de reivindicações e querem discutir PLR

Em duas assembleias consecutivas, realizadas na tarde da última quinta-feira (18/01), os (as) trabalhadores (as) da BRK Jaguaribe aprovaram por unanimidade a pauta de reivindicações para abertura das negociações do acordo coletivo 2018/2019 e rejeitaram a proposta da empresa para fechamento do acordo de PLR 2018.

A pauta de reivindicações proposta pela direção do sindicato foi aprovada na primeira assembleia, com a inclusão de cláusulas que visam evitar ou minorar os impactos da nefasta reforma trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer e aprovada pelo Congresso Nacional, o mais conservador e reacionário desde a ditadura militar.

Com relação ao acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), discutido na segunda assembleia, os (as) trabalhadores decidiram rejeitar a proposta da BRK. Foi aprovado apenas o fechamento do acordo referente ao ano de 2017, com vistas ao recebimento dos resultados logo após a publicação do balanço da empresa, conforme determina a lei, pois as metas já foram alcançadas.

Em relação ao acordo de 2018, os (as) trabalhadores (as) desejam rediscutir o modelo do programa de participação nos lucros e resultados. No modelo praticado anteriormente pela Jaguaribe, herdado do grupo Odebrecht, a negociação das metas era feita de forma individual, um modelo de pouquíssima transparência e que não estimulava a cooperação entre os (as) trabalhadores (as). Além disso, o acordo não deixava claras as metas corporativas, como seria a definição do montante a ser distribuído em caso de alcance das metas e nem o modelo de distribuição (linear, proporcional ou misto), o que dificultava a fiscalização por parte do sindicato.

A direção do Sindae irá cobrar da empresa a assinatura, ainda esta semana, do acordo de PLR 2017 e iniciar o quanto antes as negociações do de 2018, em paralelo às discussões do acordo coletivo. A participação ativa dos (as) trabalhadores (as) nessa discussão é de extrema importância. Vamos à luta!

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet