Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
30.10.2017
Câmara Consultiva Regional do São Francisco aprova manual para elaboração de projetos

No último dia 19/10, quinta-feira, aconteceu na cidade de Chorrochó – BA, a quarta reunião da Câmara Consultiva Regional (CCR) do submédio do São Francisco, onde, foi aprovado o tutorial com diretrizes para elaboração de projetos e do calendário das reuniões no ano de 2018.

FOTO - CRÉDITO: Acervo Sindae

O diretor do Sindicato e membro efetivo da câmara pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco (CBHSF), Francisco Ivan, registrou em ata para ser discutida na reunião do colegiado a falta de sensibilidade do governo federal através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) que vem priorizando o agronegócio na região.

Segundo Ivan, Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova e Sento Sé estão com dificuldade de captação de água por conta da baixa do lago de Sobradinho, deixando as cidades e sua população praticamente sem água, já que os SAAES não possuem recursos financeiros para implantar novas captações. Muitas estão sucateadas e defasadas no volume de captação, pois foram projetadas para populações de até 10 mil habitantes, hoje tem cidade com mais de 50 mil. Sem o apoio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), que deslocou toda a população e alocou a vários quilômetros do rio São Francisco, não dá mais apoio e todas as estruturas do projeto de revitalização do rio, estão abandonadas pelas empreiteiras que iniciaram as obras.

O pior, o dinheiro público está sendo utilizado na cota do lago para abastecer o agronegócio privado com uma captação de última geração com 06 jogos de motobomba para abastecer três cidades no porte de Petrolina-PE, projetado pela CODEVASF na ordem de R$ 35 milhões. Enquanto isto, não tem projeto e nem vontade de ajudar os municípios vizinhos a terem o mínimo de dignidade com o povo sofrido, sem água e sem saneamento básico. O lago do sobradinho está com 3.51%, chegando ao volume morto.

 

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet