Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Baixe o Gota D'água
Gota D'água
10.10.2017
Sindicatos e movimentos sociais e populares participam do Dia de Luta pela Soberania Nacional

A última terça-feira (03) foi o Dia de Luta pela Soberania Nacional. Mobilizado pela Frente Brasil Popular, sindicatos e movimentos sociais e populares do campo e da cidade, neste dia, em todo o país, foi cumprida uma agenda de ações em defesa das empresas estatais brasileiras e da soberania nacional. Não por acaso, também no dia 03, a Petrobrás completou 64 anos de existência e a defesa pela manutenção da empresa foi pauta desse dia de luta.

A Aula Pública que aconteceu no mesmo dia em escolas públicas do Brasil, foi um dos grandes destaques, pois teve como objetivo apresentar a crianças e adolescentes o cenário de ameaça que cerca as riquezas naturais e as empresas estatais brasileiras. Bem como, conscientizá-los da importância da luta em defesa do que é nosso por direito.

Em Salvador, a Aula Pública aconteceu no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Escola Classe II, situada no final de linha do bairro Pero Vaz. O Sindae esteve presente, junto ao Sindipetro, Levante Popular da Juventude e Consulta Popular, apresentando aos adolescentes a importância de defender a água como um bem público e de acesso a todas e todos. Foi falado também sobre a gestão pública das empresas de saneamento e que não podemos permitir que sejam privatizadas.

Houve bastante interação dos alunos no tema da água e diversos questionamentos foram feitos. O que nos mostra quão importante é a participação do sindicato nesses tipos de ação, gerando aproximação com a população e uma melhor compreensão quanto à defesa da água e do saneamento público de qualidade.

Após esse diálogo, o Levante Popular conduziu uma oficina de stencil (técnica de pintura em camisa) com os adolescentes que puderam pintar camisas com a frase: "Ocupe a educação em defesa da soberania". Cada adolescente ganhou a camisa pintada por ele, como memória da aula pública e bandeira de luta em defesa da soberania nacional.

No Rio de Janeiro houve um enorme ato no centro da cidade contra as privatizações. A concentração dos milhares de manifestantes aconteceu em frente ao prédio da Eletrobrás, estatal ameaçada de privatização pelo governo de Michel Temer, e depois seguiram em passeata até a sede da Petrobrás. O encerramento do ato foi feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que fez um discurso em defesa de um novo projeto popular para reconstrução do Estado brasileiro.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet