Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gota D'água
10.10.2017
Café da manhã com música e integração para celebrar a vida

“Se todas as manhãs começassem com uma boa música, um bate papo caloroso e um café da manhã entre amigos, os dias seriam mais leves e proveitosos”, Dona Maria Nilza, 75 anos, aposentada.

Por Thais Tosta

Celebrar a vida, a integração entre as pessoas e provocar reflexões sobre o papel do idoso dentro da sociedade. Essa foi a aposta do Sindae, na manhã desta quarta-feira (04.10), ao promover um café da manhã organizado pelo Coletivo de Aposentados e Aposentadas da entidade, em comemoração ao dia do idoso.

FOTO - CRÉDITO: Didica Vasconcelos

A proposta do coletivo, em parceria com a Direção Executiva da entidade foi transformar a data em um momento que precisa ser lembrado para além das atividades recreativas - que normalmente oferecem programações voltadas para cuidados com a beleza e o corpo-, o convite destinado aos idosos teve como objetivo proporcionar um bate papo matinal regado a boa música e um debate sobre as melhorias nas condições físicas, mentais e a participação das pessoas idosas na sociedade ao longo dos anos.

Sob a regência do maestro Gilmar Mendonça e coordenação de Vera Bonfim, a atividade foi iniciada com a apresentação do coral Cantos e Encantos, que integra o Projeto Qualidade de Vida do Sindprev BA.

O grupo é composto por idosos que escolheram a música como instrumento de elevação pessoal e cultural, em uma fase que as experiências individuais podem ser compartilhadas. “A experiência do coral nos proporciona viver em grupo, viajar, fazer novas amizades. Para nós é uma terapia, é um lazer, levanta a nossa autoestima. Eu já criei 8 filhos, agora é a hora de viver esses momentos”, declarou Maria Nilza, 75 anos.

O coral presta assistência aos idosos e realiza apresentações estaduais, nacionais e internacionais durante todo o ano. “Participar deste coral é gratificante. Já acumulamos experiências importantes com apresentações dentro e fora do país. Fazemos um trabalho a partir das diferenças. O coral traz vida produtiva para pessoas que possuem tempo livre e desejam estar sempre em movimento”, afirmou Gilmar.

Francisco Bispo, aposentado da Embasa e também coordenador do Coletivo de Aposentados e Aposentadas, parabenizou a direção do Sindae pela iniciativa e falou sobre o que significa, para ele, ser idoso: “Somos representantes de gerações! O nosso futuro é agora e precisamos vivê-lo da melhor forma possível... pensar melhorias e construir com jovens idosos o futuro desta nação”, destacou.

O dia do idoso faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. Sobre o estatuto, a palestrante Lúcia Guedes; que é socióloga e representante do Fórum da Pessoa Idosa, destacou a importância dessa conquista. “O estatuto do idoso é uma arma, é um instrumento de defesa para nós. Somos 25 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, só em Salvador, mais de 600 mil pessoas são idosas. Não somos mais invisíveis”, alertou.

Estiveram presentes os dirigentes Edmilson Barbosa e Luciano Leal, que falaram sobre a proposta da atividade. “Nós, jovens de hoje, seremos os idosos de amanhã. Esse momento aqui é de reflexão, troca de experiências e muito aprendizado para jovens e idosos. O idoso de hoje em dia é uma pessoa cada vez mais atuante na sociedade, portanto, o nosso papel é acompanhar essa evolução”, destacou o diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Edmilson Barbosa.   

Para o dirigente Luciano Leal, o momento é de rever antigos conceitos. “A intenção é integrar é desmitificar o antigo conceito de que quando a pessoa se aposenta, ela sai da sociedade. Hoje é o oposto. Com qualidade de vida a terceira idade poderá ser uma das fases mais prazerosas da vida de uma pessoa”, avaliou.

O ex-vereador e atual presidente do PT municipal de Salvador, Gilmar Santiago, também compareceu para prestigiar os homenageados e destacou a iniciativa do Sindae em fomentar a integração e o empoderamento da população idosa no estado. “Vamos insistir com essas boas experiências. Vamos integrar e contribuir com essa cultura do Sindae de proporcionar esses bons momentos”, defendeu.

A atividade foi finalizada com música e confraternização entre os presentes.

CUT DIEESE FNU
Nosso endereço:
Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia - Brasil.
CEP.: 40070-100 - Tel.: *71 - 3111-1700* - Fax.: 71 3013-6913 secretaria@sindae-ba.org.br
Viewnet