Notícias

Grito da Água terá número recorde de entidades e organizações

06/03/2020

Grito da Água terá número recorde de entidades e organizações
Foto: Edmilson Barbosa

Um número recorde de entidades, escolas e organizações assumiu o compromisso de participar do 20º Grito da Água, tradicional caminhada que marca a passagem do Dia Mundial da Água (22 de março) e que, este ano, será realizada no próximo dia 20 (sexta-feira), com concentração às 14 horas no Campo Grande e saída às 15 horas em direção à Praça Castro Alves. A garantia de participar do evento aconteceu na segunda reunião preparatória, realizada na última quarta (4), no Sindae, quando foram discutidos assuntos ligados à animação da caminhada, alegorias, logística etc.

O Grito da Água teve início em 2001 e desde lá se constitui na maior manifestação de rua do Brasil contra a privatização da água, contando sempre com a presença de milhares de pessoas. Este ano tem como tema “Nossas águas, nossa vida, nossa gente!” como ponto de reflexão sobre a exclusão do acesso à água pela população pobre, que aumenta quando se privatiza esse bem essencial à vida, e também sobre o desperdício e a preocupante degradação dos mananciais hídricos, que tem levado à destruição de nascentes e rios.

Nesta mesma reunião, entidades e organizações também assumiram a co-responsabilidade pelo evento, como forma de ajudar o Sindae a preservar essa tradicional caminhada que já se inclui na agenda política e cultural de Salvador e de várias cidades da Bahia. O próximo encontro está marcado para o dia 12 (quinta-feira), às 18 horas, no auditório do Sindae. Ela está aberta a qualquer organização alinhada ao tema de preservar a água como bem essencial à vida.

Ainda dentro da Semana da Água, está previsto um ato político cultural na Assembleia Legislativa da Bahia no próximo dia 17(terça), às 14 horas, e uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador no próximo dia 19 (quinta-feira), às 8h30. Ainda no dia 20 será feito o lançamento do Fórum Popular da Natureza no auditório do Sindae. Participe!

Mais informações: (71) 3111-1700 / secretaria@sindae-ba.org.br