Notícias

SINDICATO FAZ CONTRAPROPOSTA PARA FECHAR ACORDO COLETIVO DA EMBASA

03/09/2019

Em reunião realizada na tarde desta terça (3), e na tentativa de superar o impasse registrado até aqui, o Sindicato apresentou uma contraproposta de fechamento do acordo coletivo para a representação da Embasa. Os representantes ficaram de levar a contraproposta para ser discutida pela diretoria da empresa e, posteriormente, enviar uma resposta à nossa entidade e marcar nova negociação.

A contraproposta do Sindicato prevê o reajuste de 5,07% no salário e em todos os benefícios de ordem econômica, exceto o auxílio alimentação, para o qual é pedida correção do valor para R$ 39,00. Na tentativa de resolver o grande impasse das negociações (a empresa quer impor a coparticipação no plano de saúde), propomos a criação de uma comissão mista para, num prazo de 180 dias, estudar a criação de uma fundação para gerir a assistência médica e odontológica dos (das) trabalhadores (as).

O Sindicato tem sustentado, ao longo dos últimos anos e da atual negociação, para a necessidade da Embasa analisar a implantação da autogestão no plano de saúde, como forma de atender melhor aos (às) empregados (as) e reduzir custos. Isso porque existem muitos entraves e instabilidades no mercado das operadoras dos planos de saúde, e que várias empresas do ramo de saneamento, e mesmo o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª. Região, têm recorrido à autogestão para evitar problemas.

Vale destacar, ainda, que a proposta do Sindicato tem como base o relatório da comissão instituída pela empresa para analisar o plano de saúde. A comissão concluiu não haver problema de sustentabilidade no atual contrato da operadora de saúde, o qual ainda pode ser renovado, de modo que o debate da coparticipação não precisa ser feito com urgência.