Notícias

Venezuela identifica cinco suspeitos de envolvimento com ataques a sistema elétrico do país

24/04/2019

O ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, divulgou nesta terça-feira (23/04) a identidade de cinco pessoas que estariam envolvidas no ataque contra a Central Hidroelétrica Simón Bolívar. 

Em pronunciamento transmitido pela televisão, Rodríguez disse que "houve dois ataques principais em Guri; o cibernético, nos dias 7 e 9 de março, e os ataques de tipo mecânico e físico, dos dias 25 a 29 de março". 

Rodríguez também afirmou que mais de 45 ataques de menor escala foram realizados contra o sistema desde 7 de março. E denunciou que os EUA, Espanha e Colômbia estão dando proteção aos envolvidos.

De acordo com o ministro, foram responsáveis pelo ataque: Ramón Oswaldo García, que mora na Espanha; Miguel José Freita, que está na Colômbia; Julio César Acuña, que mora nos Estados Unidos; Jesús Rodríguez Landoni e Otoniel Ramón Sánchez, detidos pela polícia venezuelana.

Ataques ao sistema elétrico

O primeiro ataque ao sistema elétrico na Venezuela ocorreu em 7 de março, produzindo perda de carga no país.

O último apagão ocorreu no dia 25 do mesmo mês. O governo suspendeu atividades laborais e educativas no país a fim de facilitar o trabalho de recuperação. 

“Um evento desta natureza jamais se havia suscitado na história do Sistema Elétrico Venezuelano, e evidencia a ausência de limites destes terroristas amparados pelas cúpulas guerreiras que formam a trama militar, financeira e midiática dos supremacistas que hoje exercem o poder nos EUA e aspiram hegemonizar o domínio geopolítico mundial”, afirmou Rodríguez à época do atentado.

Fonte: Opera Mundi