18/06/2025
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18/06), o Sindae e a Embasa deram início ao processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o biênio 2025/2027. Dentre as premissas apresentadas pelo sindicato neste primeiro encontro, foi reafirmada a posição da entidade pela manutenção das conquistas já consolidadas no ACT, além de avançar nas demandas da categoria, como ganho real de salário e demais cláusulas com impacto econômico.
O Sindae destacou ainda que não abrirá mão de debater cláusula por cláusula das proposições aprovadas pela categoria, especialmente itens que possam melhorar a qualidade de vida dos(as) empregados(as). Na ocasião, a direção do sindicato também cobrou um calendário de reuniões mais dinâmico, com a possibilidade de até dois encontros semanais para acelerar as tratativas do ACT, acordo coletivo para dois anos e pagamento do retroativo à data-base de maio.
Essa é a hora de focar todas as energias nessa negociação, que tende a ser mais extensa devido à complexidade das cláusulas em debate, como as de ordem administrativa, social, saúde e segurança.
O Sindae também exigiu uma resposta mais contundente da empresa sobre as falhas graves nos serviços de assistência médica prestados pela CNU, e que garanta a permanência dos (das) aposentados (as) no plano. Outro grande problema que foi pontuado, foi em relação à precariedade no fornecimento de transporte aos(às) empregados(as).
É fundamental que a categoria permaneça unida ao Sindae e mobilizada. Somente a força e a confiança dos(as) trabalhadores(as) no seu sindicato podem garantir o êxito desta campanha salarial.
Uma nova rodada de negociação está prevista para o próximo dia 1 de julho.
Vamos à luta!